Santa Rita, Bayeux e Patos têm mais mortes por Covid-19 do que Campina Grande; veja dados por cidade

Apesar de João Pessoa concentrar maior número, registros não seguem a lógico da quantidade populacional.

Coronavirus
Santa Rita, Bayeux e Patos têm mais mortes por Covid-19 do que Campina Grande; veja dados por cidade
Coronavirus

A Paraíba alcançou nesta quarta-feira (20) a marca de 230 óbitos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19), distribuídos em 45 municípios paraibanos. Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a incidência dos casos não segue a lógica da densidade populacional. Embora João Pessoa, que concentra a maior parte da população do estado lidere a lista, com 83 mortes por Covid-19, cidades menores ultrapassaram Campina Grande em número de vítimas que morreram pelo vírus.

Segunda maior cidade da Paraíba em termos de população, Campina Grande tem 385,2 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a cidade acumula 355 casos confirmados de Covid-19, com sete mortes.

Realidade bem distinta de Patos, no Sertão da Paraíba, que tem pouco mais de 100 mil habitantes, quase 25% da população campinense, segundo dados do IBGE, mas é um dos principais polos comerciais da região, o que amplia a circulação de pessoas pela cidade. O município acumula 16 mortes por Covid-19 e tem 359 casos confirmados da doença, também superior em números em relação à Campina Grande.

Do mesmo modo chama a atenção o total de mortes por Covid as vizinhas Santa Rita e Bayeux, na região Metropolitana de João Pessoa, que também superou Campina Grande no acumulado registrado pelo banco de dados da SES . Santa Rita tem 48 mortes por Covid-19, face a uma população que não passa de 121 mil habitantes. Já Bayeux, chegou a 12 mortes e 187 casos confirmados da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde tem usado os dados para definir políticas- públicas, como a distribuição de teste rápidos para o diagnóstico da doença. Patos, por exemplo, foi a segunda que mais recebeu os kits (4 mil) do governo do estado, atrás apenas de João Pessoa, que recebeu 20 mil kits e à frente de Campina Grande, com 3730.

Confira o número de mortes por município da Paraíba:

MUNICÍPIO PARAIBANOS ÓBITOS
Alagoa Grande 1
Alagoa Nova 1
Alhandra 3
Bayeux 12
Boqueirão 1
Brejo Cruz 1
Caaporã 2
Cabedelo 5
Cajazeiras 1
Campina Grande 7
Capim 1
Conde 1
Congo 1
Cruz do Espirito Santo 4
Cuitegi 1
Gado Bravo 1
Guarabira 3
Itabaiana 1
Itapororoca 1
Itatuba 1
João Pessoa 83
Junco do Seridó 1
Lagoa Seca 1
Mari 2
Marizópolis 1
Mogeiro 1
Patos 16
Pedras de Fogo 3
Piancó 2
Pitimbú 2
Riachão do Poço 1
Rio Tinto 1
Santa Lúzia 2
Santa Rita 48
Sapé 4
Sobrado 1
Sousa 1
São Bento 3
São José de Piranhas 1
São Miguel de Itaipú 1
São Sebastião de Lagoa de Roça 2
Tacima 1
Taperoá 1
Uiraúna 1
Umbuzeiro 1
TOTAL 230