Extração ilegal de areia no Rio Paraíba é flagrada em operação da Sudema

Infrator já havia sido autuado pelo mesmo crime há pouco mais de um mês.

Foto: Divulgação/Sudema
Foto: Divulgação/Sudema

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) flagrou uma extração irregular de areia no leito do Rio Paraíba, no município de Itabaiana, Agreste do estado. A operação foi feita na quarta-feira (20), e contou com o apoio da Cagepa. As informações, no entanto, só foram divulgadas nesta quinta-feira (21).

A atividade irregular foi embargada pela Sudema, e o maquinário utilizado para a retirada da areia foi recolhido e encaminhado para João Pessoa, onde ficará sob guarda da Cagepa até que o responsável regularize sua situação. Conforme o órgão, o infrator já havia sido multado e teve a atividade embargada pelo mesmo motivo no dia 17 de abril.

A Sudema e o Batalhão Ambiental também deflagraram uma operação no Conde, na última segunda-feira (18), para combater a extração de minério sem a devida autorização do órgão ambiental. Na ocasião, os fiscais apreenderam uma retroescavadeira e um caminhão, e embargaram a atividade, após denúncias de moradores. O responsável foi autuado administrativamente, multado e conduzido à delegacia local.

Para denunciar práticas ambientais ilegais, os paraibanos podem telefonar para o número (83) 98844-2191, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente.