Pesquisa estima que Paraíba tenha seis vezes mais casos de Covid-19

Infecções pelo novo coronavírus poderiam chegar a 53 mil; Município de Santa Rita, na Grande JP teria a maior subnotificação.

Foto: Thilo Schmuelgen/Reuters
Pesquisa estima que Paraíba tenha seis vezes mais casos de Covid-19
Foto: divulgação/secom-jp

Pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estimam que a Paraíba possa ter seis vezes mais infectados pelo novo coronavírus do que a quantidade notificada oficialmente. Conforme o estudo, até a segunda-feira (25) a quantidade de pessoas com o vírus poderia ultrapassar os 53 mil no estado.

A pesquisa aponta, com base no número de casos notificado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) até a segunda, que pelo menos 85% da quantidade real de pessoas com o novo coronavírus está subnotificada, ou seja, não está sendo contabilizada pelos órgãos oficiais. 

Para chegar a este resultado numérico, os pesquisadores fazem a aferição da relação entre o número de mortes provocadas pela Covid-19 em relação ao número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, considerando, ainda, os seguintes aspectos:

  • Provavelmente apenas as pessoas que precisaram de hospitalização ou que procuraram ajuda médica foram testadas;
  • Cerca de 81% dos casos apresentam sintomas leves ou moderados, 14% são casos considerados graves e cerca de 5% são casos críticos que podem decorrer em morte;
  • O atraso da confirmação do casos de Covid-19 e das mortes causadas pelo coronavírus.

“Uma das metodologias utilizadas para estimar a verdadeira CFR consiste na mensuração da subnotificação dos casos confirmados, ou seja, estimação dos reais casos de pessoas infectadas mediante a contabilização do delay entre a confirmação e morte no no número de casos confirmado”, informou o Labimec.

Além dos dados estaduais, o Labimec também levantou o número real de casos confirmados em cinco municípios onde há incidência contínua de novos casos da Covid-19: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Rita e Bayeux. Segundo o levantamento, os dados mais chamativos são o da cidade de Santa Rita, localizada na Grande João Pessoa, que pode ter um número de infectados 17 maior que a quantidade notificada.

Já a capital paraibana João Pessoa demonstra a possibilidade de ter um número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus até cinco vezes maior que a quantidade notificada. Se constatada a subnotificação estimada pelos pesquisadores a quantidade de infectados chegaria a 15,8 mil apenas na capital.

A cidade de Campina Grande, com a segunda maior quantidade populacional do estado, pode ter quatro vezes mais infectados do que o notificado oficialmente. Considerando os dados da segunda-feira (25), quando Campina Grande possuía 870 casos confirmados, o número real poderia chegar em 3,6 mil.