Paraíba tem apenas 20 cidades sem registro de Covid-19; confira mapa

A maioria faz divisa com cidades que acumulam casos positivos para o vírus.

Foto: Thilo Schmuelgen/Reuters

Após o terceiro dia consecutivo com mais de mil notificações, o novo coronavírus (Covid-19) passou a estar presente em 203 dos 223 municípios paraibanos (91%), segundo os dados divulgados na noite desta quinta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Paraíba. O estado já acumula 17.579 casos confirmados de Covid-19 e 438 mortes pela doença, mas 20 cidades seguem sem registros oficiais da circulação do vírus.

A maioria das cidades sem casos formalizados no sistema dos dados epidemiológico da SES estão no alto Sertão da Paraíba e de forma pulverizada em outras regiões do estado. Dentre os que estão com casos zerados estão: Triunfo e Poço Dantas, que fazem divisa com o estado do Ceará, um dos líderes em número de infectados em todo o país, acumulando 59.795 casos de coronavírus; e Santa Cruz, Bom Sucesso, Brejo dos Santos e São José do Brejo do Cruz, na divisa com o Rio Grande do Norte.

Outras cidades sem casos de Covid-19 chamam a atenção pela aproximação com outras localidades em que as notificação ganham corpo. É o caso de Parari, que apesar de estar ao lado de Pombal, que já computa 73 casos no sistema da SES, não tem casos registrados; e de Santo André, vizinho de Juazeirinho, que tem 55 casos de Covid confirmados nesta quinta-feira.

O responsável pela pesquisa, o professor Pedro Vianna, que cidades polos ao longo da BR-230, como Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, tornaram-se novos centros de disseminação, em caráter regional, a partir das contaminações em João Pessoa. Até esta quinta-feira, estas cidades acumulam a maior incidência da doença: João Pessoa já está com 5.319, seguido por Campina Grande (2.006), Cabedelo (1.003), Guarabira (782) e Santa Rita (705).

Confira as cidades sem registro de casos de Covid-19 na Paraíba: