Campina Grande apresenta redução de 77% no número de feridos por queimaduras no São João

Levantamento aponta que apenas cinco pessoas deram entrada no local, enquanto em 2019, 22 vítimas de queimadura foram atendidas.

Campina Grande apresenta redução de 77% no número de feridos por queimaduras no São João
Foto: Arquivo

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Campina Grande, registrou uma queda de 77,2% na quantidade de vítimas de queimaduras, durante os dias 23 e 24 de junho, véspera e dia de São João. Segundo o balanço divulgado  pela unidade nesta quinta-feira (25), apenas cinco pessoas foram atendidas após sofrerem queimaduras em fogueiras ou por fogos de artifício, sendo duas crianças, dois adolescentes e um adulto. Este ano, o Governo do Estado e a prefeitura de Campina Grande proibiram a realização de fogueiras devido a pandemia de Covid-19.

Em 2019, segundo o Trauma, 76 pessoas deram entrada no hospital vítimas de queimadura, sendo 22 somente no feriado de São João. A quantidade total de atendimentos feitos no mesmo período também apresentou uma redução em comparação ao ano passado, correspondente a cerca de 22%, saindo de 507 para 395.

Em 2020, conforme o levantamento, foram 63 vítimas de queda, 43 vítimas de acidentes de moto e os demais vítimas de acidentes de automóvel (cinco) e de bicicleta (seis), atropelamento (dois), agressão física (quatro), vítimas de arma branca (quatro) e projéteis de arma de fogo (quatro). Os outros atendimentos médicos foram feitos nas alas de clínica médica e pediatria.

Em João Pessoa

O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa Senador Humberto Lucena, também registrou uma redução na quantidade de atendimentos realizados durante o feriado de São João, em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de vítimas de queimaduras se igualou ao constatado em Campina Grande (cinco), enquanto em 2019, pelo menos 18 pessoas deram entrada no local.

Fiscalização

A realização de fogueiras durante o período junino está proibida em toda a Paraíba, por conta da pandemia de Covid-19, conforme a lei n° 11.711. Na terça-feira (23), véspera de São João, uma fiscalização feita por policiais do Batalhão Ambiental, juntamente com equipes da Sudema e dos Bombeiros, apagou 34 fogueiras e aplicou 3 multas em Campina Grande e João Pessoa. Materiais usados para fazer fogueiras também foram apreendidos em outros 67 pontos do Estado.

A multa para quem descumprir a determinação contra o acendimento de fogueiras pode chegar a R$ 500. As denúncias podem ser feitas pelo número 190, e além da punição com multa, as equipes de fiscalização contam com logística para apagar imediatamente a fogueira que esteja acesa em local proibido pela lei.