Covid-19: Governo da Paraíba divulga procolo sanitário para setor hoteleiro

Estabelecimentos devem monitorar a saúde de hóspedes e funcionários, e dispor de equipamentos de proteção.

Rede hoteleira no Carnaval. Foto: Rizemberg Felipe.
Covid-19: Governo da Paraíba divulga procolo sanitário para setor hoteleiro
Rizemberg Felipe

O Governo da Paraíba divulgou nesta segunda-feira (20) um protocolo com orientações sanitárias voltadas ao setor hoteleiro. A área, que suspendeu as atividades por contas da pandemia do novo coronavírus, deve retornar de maneira gradual, seguindo as regras do Plano Novo Normal Paraíba.

>>> Os protocolos sanitários para os setores econômicos da PB podem ser conferidos aqui

De acordo com o protocolo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), os hotéis devem dispor de delimitação de espaços, evitando a formação de filas e possíveis aglomerações. Para ter acesso às áreas sociais, como academias e demais espaços de lazer, o cliente deve agendar a presença anteriormente, e ir sozinho. As refeições devem ser entregues nos quartos para que o contato entre pessoas e compartilhamento de objetos como copos e talheres, seja evitado.

Os locais devem passar por higienização, e materiais de proteção, como álcool em gel 70%, deve ser colocado em lugares estratégicos, como nos balcões de refeição. Revistas e jornais serão retirados para evitar a contaminação, e janelas e portas de acesso aos ambientes em comum devem permanecer abertas.

A saúde de hóspedes e funcionários deve ser monitorada, e os hóspedes só poderão entrar nos locais de estiverem usando máscaras de proteção facial. Os estabelecimentos também devem possuir termômetro digital para medição de temperatura, e delimitar uma área de isolamento para pessoas que apresentem sintomas de infecção pelo novo coronavírus.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o protocolo é fundamental. “O que vai nortear as viagens das pessoas, a partir de agora, são essas ações de biossegurança. São as famílias saberem que vão chegar no hotel, na van, num passeio, no avião, no ônibus, com a certeza de que não vão correr risco de pegar o coronavírus. Todas estas ações adotadas pelo setor hoteleiro, bares e restaurantes e agências de receptivos são fundamentais pra essa retomada do turismo”, concluiu.