Em fiscalização, Procon-JP constata aglomerações em shoppings de João Pessoa

Apesar da sinalização, consumidores não respeitaram orientações sanitárias.

Foto: Divulgação Procon/PB
Em fiscalização, Procon-JP constata aglomerações em shoppings de João Pessoa
Foto: Divulgação Procon/PB

Uma fiscalização do Procon da Paraíba flagrou aglomerações em shoppings centers de João Pessoa, após a reabertura dos estabelecimentos. A operação “Novo Normal” fiscalizou 267 estabelecimentos comerciais para identificar possíveis descumprimentos de normas sanitárias, adotadas como prevenção à Covid-19.

A superintendente da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), Késsia Cavalcanti, afirmou que os shoppings adotaram as medidas sanitárias recomendadas, mas alguns consumidores não respeitaram as regras.

Os fiscais do Procon flagraram consumidores sem máscaras nas lojas, e pessoas comendo nos bancos instalados nos corredores dos shoppings, já que as praças de alimentação estão proibidas de funcionar. Os locais foram aconselhados a retirar os bancos dos corredores, para evitar que os consumidores se alimentem e se aglomerem nos locais.

Os estabelecimentos também foram aconselhados a demarcarem os locais onde os consumidores podem sentar. Alguns estabelecimentos foram flagrados atendendo fora do horário permitido, das 9h às 5h no comércio em geral, e das 12h às 20h nos shoppings.

“O Procon-PB está atento fiscalizando e verificando não somente as práticas antigas irregulares, mas também os descumprimentos das novas normas”, comentou Késsia Cavalcanti. Dúvidas ou denúncias podem ser retiradas junto ao Procon-PB através do WhatsApp (83) 98618-8330, disque 151, ou ainda pelo site e redes sociais (Instagram ou Facebook: @proconpb e Twitter @procongovpb.) do órgão.