STTP muda itinerário de linhas e aumenta para 55% a frota de ônibus circulando em CG

Mudanças serão adotadas a partir da quinta-feira (23), e devem afetar principalmente a região sul.

STTP muda itinerário de linhas e aumenta para 55% a frota de ônibus circulando em CG

Algumas linhas de ônibus do sistema de transporte público de Campina Grande devem sofrer alterações, de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) da cidade. Além das mudanças nas linhas, a quantidade de ônibus em circulação passa de 70 para 90, e com isso, sobe para 55% da capacidade total da frota rodando no município.

De acordo com Félix Araújo Neto, superintendente da STTP, as mudanças nas linhas serão adotadas considerando a redução na quantidade de passageiros que têm utilizado os ônibus durante a pandemia da Covid-19. Segundo ele, a quantidade de veículos circulando será compatível entre os locais, mas as linhas em menor uso serão remanejadas para as de maior.

“Estamos tentando ampliar a frota para atender os bairros com frequência baixa de passageiros. É um teste, um piloto, vamos ver como a população vai se comportar diante das mudanças.”, explicou Félix.

Com as mudanças, as linhas de ônibus 101, 111, 404, 444 e 904 passarão a circular exclusivamente pela região sul de Campina Grande, e as linhas 100 e 110 passam a atender os moradores da zona norte.

Na prática, os bairros do Jardim Paulistano e parte do bairro do Cruzeiro serão atendidas pelas linhas 101 e 111. O bairro da Liberdade também será atendido pelas linhas, com pequenos ajustes, já que as linhas 404 e 444 deixarão de circular no local.

A linha 101 sairá do terminal de integração da Liberdade, passando pela Rua Rio Grande do Sul e fazendo parte do itinerário das linhas 404/444. Ao retornar, a linha passa pela Rua Rio de Janeiro e seguirá seu percurso normal, sem alterações com relação ao itinerário atual.

Já a linha 111 sofrerá uma pequena alteração no retorno para o Centro da cidade, e passa a fazer parte do percurso da linha 404/444. Nesse percurso, a linha deve seguir pelas ruas Acre, Getúlio Cavalcante, Santa Catarina, depois retorna pelas ruas Acre, Odon Bezerra, Santa Catarina (até a praça), Pernambuco, Martins Júnior e Minas Gerais.

A linha 404 deixa de atender a Rua Minas Gerais, que passa a ser servida pela linha 111. O percurso do ônibus segue de maneira normal, até o centro da cidade, e continua atendendo aos principais pontos da região.

Ainda de acordo com a STTP, com as mudanças, as linhas 404 e 444 passam a ser atender exclusivamente os moradores do bairro do Santa Rosa. Os ônibus devem passar, também, pela Rua Teixeira de Freitas, onde fica localizado o estádio de futebol do Treze Futebol Clube, e segue pelas ruas Almeida Barreto, Mem de Sá, do Sol, Damasco e José Martins de Andrade, com destino ao conjunto Nenzinha Cunha Lima.

O acesso pelas ruas João Moura, Major Belmiro, Major Belmiro e Minas Gerais, e passa a ser feito exclusivamente pela linha 944, que sairá do Conjunto do IPEP, passando pela Almeida Barreto, Hospital Pedro I, terminal de integração, seguindo pela Avenida Floriano Peixoto. O retorno será feito pelo viaduto passando mais uma vez no terminal de integração e Rua Melo Leitão e “Casa Dr. João Moura”.