Em dez anos, PB é o estado com a segunda maior perda de leitos do SUS

Estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostra que são 619 habitantes para cada leito do SUS no estado.

Foto: Divulgação/Secom-JP
Em dez anos, PB é o estado com a segunda maior perda de leitos do SUS
Foto: Divulgação/Secom-JP

Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgado nesta quarta-feira (29) mostrou que proporcionalmente, nos últimos 10 anos, a Paraíba foi o segundo estado brasileiro que mais perdeu leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números também mostram que para cada leito do SUS, são 619 habitantes no estado.

Os dados sobre os leitos do SUS foram coletados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, e consideram leitos no quais os pacientes precisam ficar instalados por mais de 24 horas. Segundo os números, entre os anos de 2011 e 2020, a quantidade de leitos na Paraíba sofreu uma redução de 20%, passando de 8.066 para 6.454 leitos do SUS.

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, foram abertos 166 leitos no estado para tratamento de pessoas acometidas pela doença. O leve aumento de leitos em 2020, no entanto, não é capaz de evitar o déficit acumulado ao longo da década, e segundo o relatório, “parece estar diretamente relacionado à situação da pandemia pela Covid-19”.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB), Roberto Magliano, o aumento de leitos no estado em 2020 é proveniente dos hospitais de campanha e, portanto, tem caráter provisório e devem ser desativados em breve. O médico também mostrou preocupação quanto a redução de leitos do SUS ao longo da década.

“Esta redução significativa no número de leitos do SUS na Paraíba é preocupante. Apesar de termos quase 6,5 mil leitos no estado, um número superior a outros estados do mesmo porte que o nosso, tivemos uma perda grande. Nossa população está crescendo, envelhecendo e a quantidade de leitos diminuiu”, comentou Roberto Magliano de Morais.

Já no âmbito estadual, a Paraíba ficou na sexta posição entre os estados nordestinos com os maiores números de leitos do SUS, e ficou a frente apenas do Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

No Brasil

O Brasil possui atualmente 294.280 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto em 2011 eram 335.213. Por conta da pandemia do novo coronavírus, 22,8 mil leitos do SUS foram ativados em todo o País.

Percentualmente, a Paraíba apresentou uma redução de 20% na quantidade de leitos do SUS, e o estado que mais perdeu leitos foi o Rio de Janeiro, com uma redução de 34% registrada entre os anos de 2011 e 2020. Os estados de Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantis, Ceará, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso não registraram déficit.