Empresários cobram reabertura das praças de alimentação dos shoppings de JP

Estabelecimentos estão sem servir diretamente aos clientes há quatro meses. Restaurantes fora das praças estão funcionando.

Foto: divulgação

Empresários cobram reabertura das praças de alimentação dos shoppings de JP

Fechados para servir diretamente ao público há quatro meses, proprietários de lanchonetes e restaurantes das praças de alimentação de shoppings centers de João Pessoa cobram do prefeito Luciano Cartaxo (PV) a reabertura dos seus estabelecimentos. Mesmo com a reabertura de bares e restaurantes com 50% de sua capacidades, na quarta etapa do plano de flexibilização para a retomada da economia, iniciada na última segunda-feira (27), os negócios de alimentos nas praças de alimentação seguem liberados para funcionamento apenas com delivery e retirada direta no balcão.

Segundo o empresário Wilson Moraes, que tem estabelecimentos alimentícios em dois shoppings da capital, cerca de 250 famílias dependem diretamente do negócio e estão sendo prejudicados com a limitação no atendimento. “A gente não entende o que levou o prefeito Luciano Cartaxo a impedir o funcionamento desses estabelecimentos. Pedimos a sensibilidade do prefeito para que nos receba e nos apresente o plano de retomada”, declarou.

Ainda segundo o empresário, os protocolos de segurança para evitar a contaminação dos clientes pela Covid-19 são superiores a muitos estabelecimentos que já foram abertos. “Nos shoppings em que tenho atividade, são protocolos superiores até aos do Sírio Libanês [Hospital] e de outras capitais do país. A gente quer suplicar ao prefeito que tenha sensibilidade com esses empresários e essas famílias que dependem desses negócios para que a gente possa voltar a trabalhar”, indagou Moraes.

A empresária Janine Lucena destacou que João Pessoa é a única capital do Nordeste que está com as praças de alimentação dos shoppings sem funcionar. “Não entendemos o critério que foi feito aqui: restaurantes dentro do shopping que têm mesa própria podem abrir seu estabelecimento e quem faz parte da praça não pode. O shopping está cumprindo os procolos, basta respeitar o limite de 50%”, argumentou.

O secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, disse que deve receber os empresários para uma audiência na terça ou quarta-feira da próxima semana para discutir essa situação.