Estados do Nordeste negociam com a Rússia para obter vacina contra a Covid-19

Vacina já está em fase de testes e informação foi dada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino.

Foto: Anton Vaganov/File Photo/Reuters
Estados do Nordeste negociam com a Rússia para obter vacina contra a Covid-19
Nordeste entra em negociação com a Rússia para obter vacina contra a Covid-19. Foto: Anton Vaganov/File Photo/Reuters

Os estados da Região Nordeste começaram um contato o governo da Rússia, com o objetivo de estabelecer um acordo para o uso da vacina contra a Covid-19, anunciada esta semana por pesquisadores russos. A afirmação foi dada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), durante uma entrevista coletiva nesta sexta-feira. Ele disse que este tem sido um esforço coletivo dos governadores, através do Consórcio Nordeste.

Dino explicou que o protocolo dos estados para adesão está em uma fase inicial e a negociação está sendo feita pelo governador da Bahia, Rui Costa, representando os nove estados nordestinos. Ele tem mantido contato, segundo Flávio, com as autoridades russas, a fim de conseguir adquirir as vacinas.

O anúncio do Nordeste vem após o Paraná ter assinado um documento com representantes da Rússia, com o objetivo de também garantir a vacina para a localidade. Na ocasião, o evento (que aconteceu por videoconferência) contou com representantes do Governo do Paraná, Ministério da Saúde e embaixada da Rússia.

Estados do Nordeste negociam com a Rússia para obter vacina contra a Covid-19
O governador da Bahia, Rui Costa, é quem está representando os estados na negociação. Foto: Handout/Russian Direct Investment Fund/AFP

A vacina russa se chamará Sputnik V, em alusão à corrida espacial da Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos. O Sputnik I foi o primeiro satélite a orbitar a Terra, lançado pelos soviéticos em 1957.

A vacina ainda não concluiu os testes em estágio avançado e por isso, tem sido alvo de desconfiança por parte de cientistas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a Rússia “não precisa de sua aprovação” para registrar a vacina, e que precisará ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar a eficácia e segurança de imunização.

A terceira fase de testes começou na quarta-feira (12). Mais de 2 mil pessoas na Rússia, em países do Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita) e da América Latina (Brasil e México), receberam a dose da Sputnik V.