Saúde da Paraíba divulga datas da Campanha de Vacinação contra raiva

SES prevê vacinar 657.141 animais entre os meses de setembro e outubro deste ano.

Agendamento para castração acontece de forma online (Secom-JP/Divulgação)

Saúde da Paraíba divulga datas da Campanha de Vacinação contra raiva

O Governo da Paraíba divulgou nesta terça-feira (18) as datas e previsões para a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal 2020. A Gerência Executiva de Vigilância em Saúde prevê vacinar 657.141 animais, sendo 492.856 cães e 164.285 gatos, a partir do terceiro mês de vida. A imunização vai acontecer entre os dias 21 de setembro e 23 de outubro.

A vacinação contra a raiva é o principal método de prevenção e controle da doença no perímetro urbano. Na Paraíba, uma idosa morreu em decorrência de infecção por raiva humana em julho deste ano, após contrair a doença de uma raposa. Há pelo menos cinco anos não havia registros da doença em seres humanos no estado.

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a SES irá adotar medidas sanitárias, reduzindo o risco de transmissão da doença.

“Orientamos aos municípios que, se possível, não seja realizado o Dia D, como normalmente fazemos, visando evitar aglomerações. De preferência, usar estratégias de vacinação casa a casa, evitando entrar nos domicílios, ou sistema de vacinação com postos volantes, por localidade”, alertou o chefe do Núcleo de Zoonoses da Secretaria, Francisco de Assis Azevedo.

Nos postos fixos as equipes de vacinação serão orientadas a evitar o contato físico com us tutores dos animais, e manter uma fila para cães e outra para gatos, sinalizando para o distanciamento entre as pessoas. O animal deve estar acompanhado de uma pessoa maior de idade e devidamente contido.

As orientações detalhadas sobre a campanha serão divulgadas em uma videoconferência, que deve acontecer entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro.