MP recomenda que João Pessoa, Bayeux e Santa Rita identifiquem detentos com tuberculose

Recomendação foi feita nesta quarta-feira (26) para que prefeituras façam trabalho de acompanhamento, orientação e tratamento de presidiários.

Foto: Francisco França/Arquivo
MP recomenda que João Pessoa, Bayeux e Santa Rita identifiquem detentos com tuberculose
MP recomenda que João Pessoa, Bayeux e Santa Rita identifiquem detentos com tuberculose. Foto: Francisco França/Arquivo

As prefeituras de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, além das secretarias de Administração Penitenciária e Saúde da Paraíba, foram acionadas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), através de uma recomendação, para que realizem buscas ativas e acompanhem casos de tuberculose entre os presidiários do estado. A recomendação foi publicada na edição desta quarta-feira (26) do diário eletrônico do MPPB.

A medida tem como objetivo proporcionar orientação e tratamento imediatos a todos os portadores da doença que estejam em situação de privação de liberdade em unidades prisionais da Paraíba.

Ainda de acordo com a publicação, a recomendação é assinada conjuntamente com o Ministério Público Federal na Paraíba. A mediação para que haja acompanhamento dos detentos é reflexo dos dados relacionados à pandemia.

O número de novos casos confirmados para a Covid-19 entre os detentos do sistema prisional da Paraíba diminuiu 52% nos últimos 15 dias, de acordo com boletim da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Mesmo com um aumento em números absolutos de 28 casos, a curva apresentou uma diminuição.

Em um mês, o aumento no número de casos confirmado da Covid-19 entre os detentos foi de 13%, saindo de 204, no dia 2 de julho, para 232, no dia 2 de agosto. Desse total, 229 já se recuperaram e dois morreram.

Conforme os dados da Secretaria de Administração Penitenciária, na primeira quinzena de junho, foram 71 casos confirmados, caindo para 50 teste positivos na segunda quinzena do mesmo mês. Já no mês de julho, foram 19 casos na primeira quinzena e 9 confirmações para a Covid-19 na última quinzena de julho.