Apenas 0,16% dos recuperados da Covid-19 na PB doaram plasma convalescente

Dados mostram que apenas 113 doações foram realizadas para tratamento experimental de pacientes graves.

Foto: Divulgação / Secom PB
Apenas 0,16% dos recuperados da Covid-19 na PB doaram plasma convalescente
Foto: Divulgação / Secom PB

Das mais de 71 mil pessoas que contraíram a Covid-19 e se recuperaram da doença na Paraíba, apenas 113 doaram plasma convalescente para o tratamento experimental em pacientes graves do novo coronavírus. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e mostram uma baixa adesão da população às campanhas de tratamento da Covid-19.

Os estudos a respeito dos efeitos que o plasma sanguíneo, com anticorpos dos recuperados, possui em pacientes graves da Covid-19 é realizado por meio de uma parceria entre o Hemocentro da Paraíba, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Laboratório de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB). O estado é pioneiro nos testes com o plasma no Nordeste e na implantação da coleta no sistema público de saúde.

De acordo com a SES, entre os dias 28 de maio e 7 de agosto, 120 unidades do plasma convalescente foram infundidas, atendendo 112 pacientes em estado grave. Desse total, 95 foram incluídos no estudo, e 17 em uso compassivo, com autorização médica e sem indicação da pesquisa.

Dos pacientes que receberam o plasma, 48 se recuperaram e 14 permanecem internados. Ainda conforme os dados, dos 95 participantes do estudo, 68 eram homens e 44 mulheres com idades até 56 anos. As 113 doações totalizaram 213 bolsas de plasma convalescente.

Para realizar doação de plasma, os interessados devem apresentar um laudo de quando contraiu o novo coronavírus comprovando o teste TR-PCR positivo para Covid-19. Mulheres só pode doar se nunca tiverem engravidado, e doadores não devem ter sido hospitalizados em virtude da doença. Informações sobre as doações podem ser encontradas junto ao Hemocentro da Paraíba, através do telefone (83) 3133-3465.