Com estoque quase zerado, Hemocentro da PB convoca doadores com fator RH negativo

Redução significativa na quantidade de doações desse grupo sanguíneo pode afetar saúde dos pacientes.

Foto: Divulgação/Secom-PB
Com estoque quase zerado, Hemocentro da PB convoca doadores com fator RH negativo
Foto: Divulgação/Secom-PB

O Hemocentro da Paraíba está convocando doadores voluntários de sangue, principalmente os que possuem fator RH negativo (O-, AB-, A- e B-). Esses grupos apresentaram uma queda significativa nos estoques e nas proximidades do feriado de 7 de setembro, e estão quase zerados.

Conforme o hemocentro, a redução nas doações pode comprometer o número estratégico de hemocomponentes para atender a demanda de pacientes que necessitam do sangue.

As doações podem ser agendadas pelo site do Hemocentro da Paraíba, ou por meio do WhatsApp (83) 3133-3473, das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. No agendamento, os doadores podem escolher o dia e o horário de sua preferência.

Pode doar sangue pessoas que atendam os seguintes requisitos:

  •  Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue pelo menos uma vez antes dessa idade; quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais (pai ou mãe)
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e após o almoço aguarde 2 horas para doar
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho).

Em João Pessoas, os doadores também têm a possibilidade de irem às coletas externas, promovidas pelo Hemocentro para aumentar a mobilização. As datas e informações sobre as coletas externas podem ser encontradas aqui.