Neurologistas voltam a assumir plantão no Hospital de Trauma, em JP

Equipe é formada por 28 neurocirurgiões, sendo quatro a cada plantão.

Para receber o atendimento do Centro, é necessário passar antes passar pelo Núcleo de Apoio, localizado no Hospital de Trauma de Campina Grande. — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Após uma semana sem médicos neurologistas e vasculares no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, desde o último dia 26, os profissionais aderiram ao chamamento público do Governo da Paraíba para prestação de serviço e assumiram o plantão com escala completa nesta quarta-feira (2), às 19h.

De acordo com o secretário do estado da saúde, Geraldo Medeiros, até o dia 10 de setembro os profissionais poderão trabalhar de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), vinculados à cooperativa. A partir deste dia, eles deverão manifestar interesse de serem contratados como pessoas jurídicas e manterem o serviço prestado na unidade de saúde.

Ainda conforme Geraldo Medeiros, a equipe é formada por 28 neurocirurgiões, sendo 12 cirurgiões vasculares. Já de acordo com o diretor-geral do Hospital de Trauma, Laércio Araújo, antes, a equipe era formada por dois neurocirurgiões de plantão permanente e, quando havia a necessidade dos dois subirem para operar, um outro era chamado de sobreaviso. Agora, a equipe passa a contar com quatro neuros de plantão. “Vendo a necessidade da permanência desse terceiro no hospital, essa nova escala se apresenta com três neurocirurgiões de plantão e, ainda, temos um neuro para atendimento das cirurgias eletivas três vezes por semana, que irá realizar também os procedimentos de avaliação de rotina realizados nas UTIs e nas enfermarias, incluindo a UTI pediátrica”, disse.

O Hospital estava sem médicos neurologistas e vasculares desde o último dia 26, situação que levou o Conselho Regional de Medicina (CRM) a lançar um alerta de que podem ocorrer mortes de vítimas de acidentes que, eventualmente, precisem do atendimento médico dos especialistas em falta na instituição de saúde. No mesmo dia, a edição do Diário Oficial do Estado (DOE-PB) trouxe um edital para convocação de 108 médicos como pessoas físicas para atuarem nos Hospitais de Trauma de João Pessoa e de Campina Grande.

O Governo de Estado, no entanto, já havia lançado um primeiro edital para pessoas físicas para convocação de profissionais das mesmas especialidades, e durante o mês de agosto, conforme orientação do Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), a Secretaria de Estado em Saúde (SES) fez uma seleção pública para pessoas jurídicas durante o mês de agosto.