Mancha no mar do Cabo Branco é resultado de rochas depositadas na praia

Relatório sugere que os banhistas evitem contato com o mar caso apareça novas manchas.

Imagem: Reprodução internet / Bruno Lino
Mancha no mar do Cabo Branco é resultado de rochas depositadas na praia
Imagem: Reprodução Internet / Bruno Lino

A coloração avermelhada na água do mar da praia do Cabo Branco, em João Pessoa, registrada nos últimos dias 25 e 26 de agosto, que levou os internautas a tratarem o fenômeno como “Mar Vermelho”, foi relacionada, segundo relatório técnico da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), com a operação realizada para a remoção das rochas depositadas na praia. O relatório sugere que os banhistas evitem contato com o mar em caso de aparecimento de novas manchas.

“Em relação à causa da deposição desse material, existem indícios que o mesmo tem sido utilizado para a construção de muros de contenção da calçada da praia e que esses muros, ao se romperem, seja por falta de manutenção preventiva ou corretiva, servem como principal contribuinte”, aponta a Sudema.

No que diz respeito ao tipo de rocha, de acordo com o relatório, é necessário, ainda, um estudo mineralógico para a elucidação das dúvidas, tendo sido identificado pela Sudema a presença de argila na forma de argilito. “A respeito da utilização do material se o mesmo é adequado ou não para a construção dos muros, recomenda-se avaliação de técnicos de engenharia especializados no assunto”, aponta.

Amostras da água da praia de Cabo Branco foram coletadas pelos técnicos do órgão no local, ainda na manhã da terça-feira (25), para que fosse feita uma análise mais aprofundada. A Sudema já havia descartado qualquer possibilidade de despejo ou contaminação da água por alguma substância no trecho de praia em que a coloração avermelhada foi observada.