Confira o que abre e o que fecha na Paraíba durante o ‘feriadão’ de 7 de setembro

Horários de repartições públicas podem sofrer alterações durante o fim de semana e na segunda-feira.

Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo
Confira o que abre e o que fecha na Paraíba durante o 'feriadão' de 7 de setembro
Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

Na próxima segunda-feira (7), é celebrada a Independência do Brasil, um feriado nacional que deve mudar o horário de funcionamento de repartições públicas e privadas, mesmo na pandemia, já que alguns setores retomaram as atividades. Por ser datado logo após do fim de semana, o feriado de 7 de setembro, em 2020, será um ‘feriadão’ de três dias (sábado 5, domingo 6 e segunda 7). O JORNAL DA PARAÍBA fez o levantamento das principais mudanças. Confira:

João Pessoa

Repartições Públicas

A Prefeitura Municipal de João Pessoa deve declarar ponto facultativo na segunda-feira (7), e apenas os serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, vão funcionar.

Nas repartições estaduais, como no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), e no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), não haverá expediente. A Justiça estadual funcionará em regime de plantão. As atividades forenses serão retomadas na terça-feira (8), dando seguimento à prestação jurisdicional por meio do sistema remoto, nos formatos semipresencial e presencial.

Correios

Os Correios informaram que não vão funcionar na segunda-feira (7). Atualmente, os trabalhadores da empresa estão em greve, reivindicando melhores condições de trabalho.

Transporte Público 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a circulação de VLTs será suspensa durante este fim de semana e na segunda-feira, 7 de setembro. Os trens retomam a operação comercial na próxima terça-feira (8), a partir das 5h25, em horário especial de pandemia do Covid-19.

Já a Superintendência Executiva de Mobilidade (Semob-JP) informou que 11 linhas que operam aos domingos, além de outras cinco, estarão em circulação na segunda-feira (7).

Atualmente, as linhas 116, 204, 507, 508, 510, 601, 701, 1001, 1500, 2300 e 3200 circulam aos domingos, e juntamente a elas, as linhas 301, 302, 504, 600 e 401 também irão circular no feriado.

Shoppings

A lojas e praça de alimentação do Manaíra Shopping vão funcionar das 12h às 20h. Já a Casa Lotérica funciona das 10h às 19h, a academia das 10h às 15h, e os restaurantes do Espaço Gourmet funcionam das 12h às 22h. A área de lazer do shopping permanece fechada.

O  Mangabeira Shopping informou que vai funcionar das 12h às 20h. No shopping Tambiá, apenas a praça de alimentação funciona, das 10h às 18h.

Bancos

A Federação Brasileiro de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias em todo o país, e portanto, em toda a Paraíba. As contas de consumo, como as de água, luz e telefone, bem como os carnês com vencimento marcado para a data, poderão ser pagos no próximo dia útil (8), sem incidência de multas.

Mercados públicos

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), os mercados públicos de João Pessoa vão funcionar com alterações no expediente. Os mercados de Bairro dos Estados e Mangabeira funcionam até às 12h, enquanto no de Cruz das Armas os pontos de comércio vão ficar aberto até às 13h.

No mercado público de Tambaú, a maioria dos comerciantes encerra as atividades às 13h, enquanto os demais permanecem abertos até às 17h. No mercado do Valentina, o expediente irá até às 14h, e nos dos bairros Tarre, Castelo Branco, Mercado do Peixe e Funcionários II o expediente não sofre alterações.

Ainda conforme a Sedurb, os mercados do Bessa, Central e Jaguaribe não funcionarão no feriado de 7 de Setembro.

Em Campina Grande

Repartições Públicas

Na segunda-feira (7), as repartições públicas estarão fechadas em Campina Grande, de acordo com a prefeitura da cidade. Serviços essenciais, como os de saúde, trânsito, segurança e limpeza, serão mantidos.

Comércio

Segundo o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, um acordo com os comerciários da cidade foi feito para garantir uma convenção coletiva. As lojas que funcionarem na sexta-feira devem pagar abonos salariais aos funcionários, mais folga de até 30 dias.

O Sindicato também deve solicitar ao Ministério do Trabalho uma fiscalização nas farmácias, já que não houve acordo com a classe, para que o cumprimento da lei seja verificado.

Shoppings

O Partage Shopping, localizado no bairro do Catolé, informou que terá supermercados, farmácias, lotéricas e caixas eletrônicos com funcionamento normal, e as lojas e quiosques do local vão funcionar das 12h às 22h. A praça de alimentação abre das 11h às 22h, e a academia será fechada.

Já o Shopping Luiza Motta, que também fica no Catolé, funcionará normalmente na segunda-feira (7), das 9h às 20h.

Feira Central

De acordo com a administração da Feira Central de Campina Grande, o local vai funcionar normalmente, das 4h às 18h, apenas no sábado (5). Já no domingo (6) e na segunda-feira (7), as atividades da feira permanecem suspensas, e devem retornar na terça-feira (8).

Transporte Público

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) de Campina Grande, os ônibus do sistema de transporte público vão circular normalmente no sábado (5), mas seguem suspensos do domingo (6) e na segunda-feira (7).

Parque da Criança

A administração do Parque da Criança, localizado no entorno do Açude Velho, informou que o local segue aberto durante todo o feriadão, do sábado (5) à segunda-feira (7), das 5h até às 18h.