Segunda etapa de visitas sociais nos presídios da PB é implantada neste fim de semana

As visitas serão quinzenais, ao invés de mensais, com duração de uma hora.

Foto: Reprodução/TV Paraíba
Segunda etapa de visitas sociais nos presídios da PB é implantada neste fim de semana
Segunda etapa de visitas sociais nos presídios da Paraíba começa neste fim de semana. Foto: Reprodução/TV Paraíba

A segunda etapa das visitas sociais de familiares aos reeducandos do sistema prisional da Paraíba começa neste final de semana, em todas as unidades do estado. Nesta nova fase, as visitas passam a ser quinzenais – ao invés de mensais – e com duração ampliada para uma hora (na primeira etapa era meia hora), entre outros protocolos de cuidados em saúde necessários no combate à Covid-19.

De acordo com o plano de retomada adotado pelo Sistema Penitenciário da Paraíba, as visitas acontecerão no pátio da unidade, com duração de uma hora, mas ainda sem contato físico. Agora, não somente o esposo ou esposa poderão fazer visitas; o visitante pode ser também pai, mãe ou filho maior de 18 anos, sendo que cada apenado tem direito a uma visita no intervalo de 15 dias.

O plano determina ainda que tanto o visitante como o reeducando devem estar usando máscara e manter o distanciamento de 1,5 metro, bem como utilizar álcool em gel. Ao visitante será permitido levar refeição (almoço) para o reeducando, desde que em embalagem descartável.

O objetivo do plano de retomada da visita social no Sistema Penitenciário da Paraíba é padronizar os procedimentos para a realização das visitas sociais às pessoas privadas de liberdade, a fim de preveni-las do contágio pelo coronavírus. O público-alvo são os policiais penais, diretores de unidades prisionais, servidores, profissionais das equipes de saúde prisional, pessoas privadas de liberdade e visitantes.

O plano foi elaborado levando em consideração os decretos estaduais, portaria dos Ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública, além da declaração da condição de pandemia de infecção humana pelo novo coronavírus definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).