Suspeita de causar acidente em ciclofaixa na orla é solta após audiência de custódia

Blogueira já saiu do presídio, mas Juiz determinou medidas cautelares; Celeste Maia perdeu controle do carro e invadiu ciclofaixa.

Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Suspeita de causar acidente em ciclofaixa na orla é solta após audiência de custódia
Suspeita de causar acidente em ciclofaixa na orla de João Pessoa é solta após audiência de custódia. Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

A blogueira que foi detida suspeita de dirigir embriagada, invadir uma ciclofaixa e quase atropelar um casal de policiais civis que andava de bicicletas, em João Pessoa, vai responder ao processo em liberdade após decisão do juiz André Ricardo de Carvalho Costa, da 4ª Vara Criminal de João Pessoa. A liberdade, com medidas cautelares, foi concedida durante a audiência de custódia que aconteceu na tarde desta segunda-feira (14).

Segundo a decisão, Celeste Maia invadiu a ciclovia da Avenida João Maurício, em Manaíra, em alta velocidade. Após perder o controle do carro, ela bateu em uma placa e em um reboque de um carro que estava parado. A blogueira apresentava sinais de embriaguez e o procedimento relata que os ciclistas pularam na calçada para evitar serem atropelados, com um deles se machucando na ação.

Conforme o juiz, apesar dos indícios que sustentem a prisão preventiva, Celeste não tem antecedentes criminais, tem residência fixa e não há indicador de que a liberdade poderia prejudicar o andamento do processo.

A liberdade provisória foi concedida mediante o pagamento de fiança de cinco salários mínimos e cumprimento de medidas cautelares como proibição de dirigir veículos automotores pelo prazo que durar o processo; de consumir drogas ilícitas; de ter contato ou acesso às partes do processo; e recolhimento, em casa, no período noturno e nos dias de folga, a partir das 22h, até o término do processo.

Celeste foi detida após um acidente que aconteceu na orla de Manaíra, em João Pessoa, na noite do domingo (13). Segundo relato das vítimas à polícia, o carro estava em alta velocidade, invadiu a ciclofaixa e quase bateu no casal.

Os ciclistas são policiais civis e o homem, após se recuperar do susto, subiu na bicicleta e perseguiu o carro, que não parou após invadir a ciclofaixa, mas sobrou em uma curva e provocou um acidente.

Ao chegar no local, o ciclista prendeu Celeste, que é blogueira de entretenimento do Jornal da Paraíba. Ela foi levada à Central de Polícia Civil de João Pessoa e se recusou a fazer o teste do bafômetro.

Os ciclistas fizeram exames de corpo de delito e prestaram depoimento ao delegado Afrânio de Brito, que não quis gravar entrevista mas informou que Celeste vai ser investigada por dirigir com carteira de habilitação suspensa, sob efeito de álcool, consumo de drogas e por lesão corporal.

Após depoimento, Celeste foi levada para o Presídio Feminino Júlia Maranhão, uma vez que durante a pandemia de Covid-19, as mulheres aguardam a audiência de custódia na unidade prisional por não haver local adequado para elas ficarem na carceragem da Central de Polícia.