João Pessoa possui média de 47 metros quadrados de área verde por habitante 

Município possui cobertura vegetal de 30,67% do território 

Com o dia da árvore sendo comemorado nesta segunda-feira (21) no país, a capital paraibana tem motivos para se orgulhar: o território do município tem uma cobertura vegetal de 30,67%, porcentagem considerada satisfatória para a qualidade de vida da população de uma capital, o que dá uma média de 47,11 m² de área verde por habitante.

A cidade possui dez áreas verdes que são consideradas prioritárias – são elas: 1)Mata do Buraquinho, 2)áreas verdes de Mangabeira e Jacarapé, 3)Sítio da Graça, 4)Desembocadura do Cuiá, 5)Horto Florestal e Rio Cabelo, 6)Sítio Betel e Timbó, 7) Baixo curso do Rio Gramame, 8)Médio curso do Rio Gramame, 9)Margem do Rio Mumbaba e 10) confluência dos rios Cuiá e Laranjeiras, totalizando 2.120,61 hectares.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam),  uma série de ações de manutenção e preservação das áreas verdes da cidade, a exemplo da Poda Programada, do plantio urbano e da distribuição de mudas de árvores nativas com a população, vêm sendo desenvolvidas.

Plantio urbano – Neste ano, os técnicos da Semam devem plantar e distribuir 16.757 novas árvores. Entre janeiro e primeira quinzena de março, antes da pandemia do novo coronavírus atingir a Paraíba, 1.200 mudas foram plantadas em áreas degradadas e distribuídas 487 mudas com a população. Setenta mudas de árvores foram plantadas em praças públicas da cidade, totalizando 1.757 plantios e distribuição antes da pandemia.

Poda e vistoria – Para comunicar a Semam sobre a necessidade de poda e vistoria em árvores localizadas nas áreas urbanas, as pessoas podem ligar para 3246 1680, nas quartas e quintas-feiras, das 9h às 14h.