Cerca de 226 mil paraibanos possuem diagnóstico de depressão

Percentual corresponde a 7,6% da população paraibana acima de 18 anos de idade.

jovens depressão (Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo)
jovens depressão (Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo)
Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

Cerca de 226 mil paraibanos possuem depressão, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (18). A quantidade considera pessoas com diagnóstico validado por profissional de saúde mental, e corresponde a 7,6% da população acima de 18 anos de idade.

Na Paraíba, segundo o levantamento, a depressão é mais comum entre mulheres (10,7%) do que entre homens (3,9%). A doença também é mais frequente em pessoas com idades entre 60 e 64 anos (10%), 65 a 74 anos (9,5%) e de 30 a 59 anos (8,9%).

Já com relação ao níveis de instrução, os dados mostram que a depressão é mais incidente em pessoas com ensino fundamental completo e médio incompleto (8,2%), assim como por pessoas que não possuem instrução ou têm nível fundamental incompleto (8,1%).

Da quantidade total de pessoas diagnosticadas com depressão na Paraíba, 22,8% fazem psicoterapia. Esse percentual é maior que o indicador nacional (18,9%) e regional (19,6%), e também ficou em 7º lugar entre todas as unidades da federação. Quase metade dos diagnosticados, cerca de 49,1%, usaram medicamento para depressão nas duas semanas que antecederam a entrevista – percentual acima do nacional (48%) e do regional (44,4%).

Além dos dados apresentados acima, o IBGE também constatou que cerca de 17,3% da população adulta paraibana com diagnóstico de depressão possui grau alto, intenso ou muito intenso de limitações em atividades habituais, devido à condição depressiva. Esse percentual também é maior que o nacional (12,1%) e o regional (17,3%).