Trânsito de João Pessoa vai ser monitorado com 116 câmeras em resolução full HD

Novos equipamentos têm tecnologia que permite a identificação e leitura das placas dos veículos

Foto: divulgação/secom-JP
Trânsito de João Pessoa vai ser monitorado com 116 câmeras em resolução full HD
Novo Centro Operacional de Trânsito e Transportes da capital foi entregue nesta quarta-feira (24). Foto: divulgação/secom-JP

O trânsito de João Pessoa voltará a ser monitorado, em tempo real, através de câmeras resolução full HD e tecnologia OCR, que permite a identificação e leitura das placas dos veículos. É o que pretende o prefeito Luciano Cartaxo (PV) com a entrega, na manhã desta terça-feira (24), do novo Centro Operacional de Trânsito e Transportes (Cott) da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). A previsão é de que, até o final do ano, 116 câmeras estejam instaladas em toda a cidade.

Atualmente o Cott conta com 68 câmeras e a Semob-JP já iniciou a substituição dos equipamentos para que o sistema de monitoramento chegue a 116 pontos. “Estamos fazendo a substituição dos equipamentos existentes por outros mais modernos e, ao final, também serão acrescido mais 48 pontos de monitoramento, fortalecendo este trabalho que é feito na cidade”, afirmou o superintendente da Semob-JP, Wallace Massini.

As câmeras funcionam 24h e são observadas por agentes de mobilidade das 6h às 24h. Além das infrações de trânsito, são verificados casos de acidentes ou outros eventos que possam trazer prejuízos ao fluxo. Dessa forma, os agentes podem enviar equipes em casos de emergência ou acionar outros órgãos competentes, como as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Guarda Municipal, Samu, Corpo de Bombeiros ou mesmo a polícia.

O Cott recebe contato direto da população por meio do telefone 118. Além disso, disponibiliza o número 987602134, no Whats App, para envio de imagens e orientações rápidas sobre ocorrências. Em seu novo formato, o setor ainda vai trabalhar de forma integrada com a Central de Reclamações e Informações (Cerin), facilitando o repasse de informações e o atendimento das demandas da população.

“O Cott desempenha um papel fundamental na garantia de um trânsito mais seguro e mais organizado para a população e agora estamos disponibilizando toda a estrutura para que este serviço seja ampliado e reforçado. A tecnologia tem sido uma grande aliada da gestão na garantia de um trânsito de mais qualidade”, comentou o prefeito Luciano Cartaxo.