São Braz vence prêmio da Associação Brasileira da Indústria do Café

Empresa vence por produzir o melhor café do país na categoria gourmet.

Café (Foto: Francisco França/Arquivo)
Café (Foto: Francisco França/Arquivo)
Foto: Francisco França/Arquivo

A empresa paraibana São Braz venceu o 16º Concurso Nacional da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) de Qualidade do Café, considerado o Oscar do Café no país. O Café Gourmet Savory venceu na categoria Torrado e Moído de Grande Porte. A premiação aconteceu na última terça-feira (24) de maneira totalmente online devido à pandemia no novo coronavírus.

O superintendente da São Braz, Francisco Leonel P. Freire, participou do evento de forma remota e comemorou a premiação, sem deixar de agradecer a colaboração de todos os envolvidos. “Parabenizo nossa equipe pela dedicação, que tem como principal objetivo oferecer os melhores produtos a nossos consumidores e parabenizo a ABIC pelo programa de qualidade e todas as iniciativas em prol da indústria de cafe no Brasil”, declarou.

Premiação

Criado em 2004, o prêmio reconhece os melhores em cada uma das categorias (Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet) e por porte da empresa (pequena, média e grande). Além de obterem as notas mais altas de qualidade global de cada categoria, os produtos vencedores precisam ter o Selo de Qualidade estampado em suas embalagens.

Os cafés foram avaliados por um júri técnico de especialistas em classificação e análise sensorial, utilizando a metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC) da ABIC. Os lotes precisaram atingir a nota mínima de 7,3 na escala PQC. Essa nota representam 90% da nota final e os demais 10% serão sobre as avaliações de sustentabilidade das propriedades produtoras.

São Braz

A São Braz atualmente está posicionada como uma das principais indústrias de alimentos do Nordeste e está entre as seis maiores empresas de torrefações do Brasil. A São Braz possui uma das mais completas linhas de cafés do Brasil, com oito blends diferentes, em 16 pesos e tipos de embalagens, para atender as exigências de cada perfil de paladar. Detém tecnologia própria para blendar o café, de acordo com o padrão de cada grão e após a torra, o que aumenta a qualidade e acentua o aroma e sabor da bebida

A marca conta com mais de 200 itens alimentícios produzidos em 12 linhas industriais, centralizado em Cabedelo, na Paraíba, atualmente uma das mais modernas unidades fabris da América Latina, em que trabalham mais de mil funcionários. A empresa possui ainda uma unidade industrial na cidade de Itatiba, em São Paulo, onde fabrica insumos para diversas outras indústrias de alimentos.