UTI Covid-19 do Hospital de Clínicas de CG tem 100% de ocupação

SES informou nesta sexta-feira (11) que todos os 30 leitos de UTI da unidade estão ocupados.

Foto: Divulgação
UTI Covid-19 do Hospital de Clínicas de CG tem 100% de ocupação
Leitos do hospital quando foi feita a inauguração (Foto: Francisco França/Secom-PB)

Chegou ao limite a capacidade de ocupação de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 do Hospital de Clínicas de Campina Grande, nesta sexta-feira (11). Segunda a Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela administração da unidade, todos os 30 leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 estão com ocupados.

A assessoria de imprensa da unidade também informou que os leitos de enfermaria apresentam uma ocupação de 48%, com 18 dos 40 leitos ocupados. Dos 70 leitos do Hospital de Clínicas, 48 estão ocupados e 22 disponíveis. Nenhum leito de UTI está disponível para internação, e, portanto, se algum paciente com Covid-19 precisar de tratamento intensivo deverá ser encaminhado ao Hospital Pedro I, referência municipal para pacientes com a doença.

De acordo com o secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, não há previsão de ampliação de leitos de UTI para pacientes com coronavírus na rede estadual de saúde, em Campina Grande, já que os hospitais da rede municipal estão com uma ocupação considerada razoável. Dessa forma, enquanto houver vagas nos hospitais do Município, a Ala Covid-19 do Hospital de Emergência e Trauma seguirá desativada.

Ao JORNAL DA PARAÍBA, a assessoria de imprensa do órgão informou que 20 dos 50 leitos de UTI disponíveis no Hospital Pedro I estão ocupados. Ao todo, 31 pacientes com Covid-19 estão internados na unidade, sendo 11 em leitos de enfermaria e 20 na UTI. O Hospital Pedro I possui 134 leitos para tratamento de pacientes com coronavírus.

Ocupação no Sertão

Os leitos de UTI do Hospital Regional de Patos, do Sertão da Paraíba, também estão com ocupação máxima. A Secretaria de Estado da Saúde informou que deve ampliar a capacidade de ocupação com mais seis leitos, até a próxima quarta-feira (16), e que há ainda leitos disponíveis no Hospital Regional de Cajazeiras.

A ocupação total de leitos no Sertão, segundo o boletim epidemiológico da SES divulgado na quinta-feira (10), está em 88%. Na Grande João Pessoa, 64% dos leitos de UTI estão ocupados, em Campina Grande 46% e em toda a Paraíba, 54%.