Alunos da rede estadual da Paraíba não serão reprovados em 2020, diz secretário

Os que apresentarem alguma defasagem vão passar por um reforço escolar em 2021.

Foto: Divulgação
Alunos da rede estadual da Paraíba não serão reprovados em 2020, diz secretário
Foto: Divulgação

A rede pública estadual de ensino da Paraíba vai seguir a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e nenhum aluno deve ser reprovado em 2020, assegurou nesta terça-feira (22) o secretário estadual de educação, Cláudio Furtado, em entrevista à TV Cabo Branco. Ele explicou que os alunos que apresentarem alguma defasagem devido ao ano letivo ter sido cumprido através de atividades remotas vão passar por um reforço escolar em 2021.

O secretário explicou que as atividades e avaliações continuam ocorrendo. O ciclo contínuo, declarado pelo CNE e homologado pelo Conselho Estadual, vai ser implementado para evitar a evasão escolar. “É para que a gente possa olhar para aquele aluno que, por um acaso, tenha desistido, ficado na retenção. Então que possamos trazer ele de volta, fazer reposição, mas evitar a evasão daquele aluno”, explica Cláudio Furtado.

Além disso, para os alunos que estão concluindo do ensino médio e ainda não se sentem totalmente preparados para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será oferecido um quarto ano, como uma espécie de cursinho preparatório.

O período letivo da rede estadual de ensino encerra no dia 17 de janeiro de 2021 e o retorno das aulas está previsto para os dias 17 e 18 de fevereiro. No entanto, ainda não informações de como será o modelo de ensino. De acordo com o secretário de educação, o resultado do inquérito sorológico será determinante para a resolução.