Aesa divulga estudo e faz projeções para 2021, com período chuvoso no 1º trimestre

Expectativa é de boas chuvas nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú.

Foto: Felipe Lima
Aesa divulga estudo e faz projeções para 2021, com período chuvoso no 1º trimestre
Aesa divulga estudo e faz projeções para 2021, com período chuvoso no primeiro trimestre. Foto: Reprodução/Aesa

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) divulgou o prognóstico climático para o primeiro trimestre de 2021 na Paraíba e está prevendo que as chuvas devem acontecer dentro da normalidade, o que significa que entre os meses de janeiro e março, os índices pluviométricos devem ficar próximos da média histórica.

Na região do Litoral, a média histórica para o próximo trimestre é 354 milímetros, enquanto que no Brejo chega a 276 milímetros. No Agreste, o registro é de 198 milímetros, no Cariri/Curimataú, 204 milímetros; no Sertão, 385 milímetros e no Alto Sertão, o índice chega a 480 milímetros. Os meteorologistas consideram como faixa de normalidade da pluviometria uma variação de até 25% (para mais ou menos) nestes valores.

A previsão foi realizada por especialistas em meteorologia da Aesa, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Governo de Alagoas (Semarh-AL), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os meteorologistas analisaram as condições climáticas durante a reunião virtual “Análise climática para o Nordeste”.

Região do semiárido

No primeiro mês do ano inicia a pré-estação chuvosa no semiárido paraibano e os meses de fevereiro e março fazem parte do início do período mais chuvoso das regiões Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú. De acordo com o prognóstico climático emitido pelo Aesa, “a configuração das condições oceânico-atmosféricas globais, bem como o resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da faixa de normalidade”, nestas regiões.

O prognóstico climático completo está disponível no site da Aesa. Na página da internet também estão disponíveis as previsões climáticas diárias para todas regiões paraibanas.