Brasil terá apenas mais dois feriadões nacionais prolongados em 2021

Apenas os campinenses ganham um feriadão a mais com um feriado municipal.

Foto: Cacio Murilo/MTur
Brasil terá apenas mais dois feriadões nacionais prolongados em 2021
Foto: Cacio Murilo/MTur

Em meio a uma pandemia e expectativa da chegada de vacinas, o ano de 2021 terá apenas mais dois feriados prolongados nacionais, além deste que vem acontecendo desde a sexta-feira (1º), dia da Confraternização Universal e celebração do ano novo, até este domingo (1º). Feriados prolongados são os que caem às segundas ou sextas-feiras, podendo ser emendados com os fins de semana.Brasil terá apenas mais dois feriadões nacionais prolongados em 2021Brasil terá apenas mais dois feriadões nacionais prolongados em 2021

Sem considerar os feriados estaduais e municipais e festejos como carnaval e Corpus Christi, que são pontos facultativos – e não feriados – em diversas cidades, apenas dois outros feriados vão cair em fins de semana em 2021: a Sexta-feira da Paixão de Cristo, no dia 2 de abril, e o feriado da Proclamação da República, festejado no dia 15 de novembro, uma segunda-feira.

Também são considerados feriados nacionais, estabelecidos na lei federal 10.607/2002, mas que não serão feriadões este ano, os dias 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Feriadão campinense

Além dos feriadões nacionais, quem é de Campina Grande vai ganhar mais um feriadão em outubro deste ano com a celebração do aniversário da cidade no dia 11, uma segunda-feira.

Estaduais

Na Paraíba, também será feriado, mas sem ser prolongado, o dia 5 de agosto, quando se celebra o aniversário de João Pessoa. O aniversário de fundação do Estado é feriado em toda a Paraíba desde 2015. Antes disso, a data era apenas feriado municipal em João Pessoa.

Já no dia 8 de dezembro, feriado de Nossa Senhora da Conceição, os paraibanos também devem ter um novo feriado de meio de semana. A data, que é feriado em João Pessoa e Campina Grande, será celebrada numa quarta-feira.

Facultativos

Já em fevereiro haverá o Carnaval, que não é feriado em todo o Brasil. Apenas algumas cidades o adotam como feriado; outras o consideram ponto facultativo. A tradicional celebração carnavalesca é dúvida na Paraíba. Em outros estados, como em São Paulo, a folia de Momo deve ser realizada em nova data. Já em Pernambuco ela foi cancelada para este ano.

Outro ponto facultativo já ‘oficializado’ pelos poderes público, o São João, deve ocorrer no dia 24 de junho, uma quinta-feira, caso seja liberado pelo governo estadual e municipais.

Veja os feriados nacionais e locais de 2021:

janeiro 1º – Ano Novo sexta-feira
fevereiro 16 – Carnaval (Facultativo) terça-feira
março
abril 2 – Paixão de Cristo
4 – Páscoa
21 – Tiradentes
sexta-feira
domingo
quarta-feira
maio 1º – Dia Mundial do Trabalho sábado
junho 3 – Corpus Christi (Facultativo) quinta-feira
julho 24 – São João (Facultativo) quinta-feira
agosto 5 – Aniversário de João Pessoa quinta-feira
setembro 7 – Independência do Brasil terça-feira
outubro 12 – Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil terça-feira
novembro 2 – finados
15 – Proclamação da República
20 – Dia da Consciência Negra
terça-feira
segunda-feira
sábado
dezembro 8 – Nossa Senhora da Conceição
25 – Natal
quarta-feira
sábado