Genival Lacerda morre aos 89 anos após complicações da Covid-19

Paraibano travou uma batalha de dois meses de hospitalização em Recife.

Genival Lacerda morre aos 89 anos após complicações da Covid-19
Foto: divulgação

O músico paraibano Genival Lacerda, 89 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira (7) em decorrência de complicações da Covid-19. A informação foi confirmada por um dos filhos do artista, Genival Lacerda Filho, nas redes sociais. Genival Lacerda estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular em Recife desde novembro.

“Hoje perdi um dos maiores amigos de minha vida, amigo da música, de ensinamentos, amigo que na hora de brigar, sempre brigava e minutos depois nem lembrava que brigava, porque não guardava mágua de ninguém. Meu Anjo da guarda, minha Luz, minha vida, hoje ele fez sua última viagem para ficar ao lado do Senhor Deus. Ainda ontem lembro-me de seu sorriso, de apertar sua mão! Agora terei de aprender a viver com sua imagem, e lembranças de um bom pai. De Vai na paz meu pai, sempre te amarei, teu João Lacerda Neto”, disse através de nota João Lacerda Neto, outro filho do artista.

Segundo a assessoria de imprensa do cantor, o corpo do artista deixa o Recife por volta das 13h e segue para ser sepultado em Campina Grande, ao lado do da mãe de Genival, Severina Lacerda. O enterro vai ser no Cemitério do Monte Santo, às 18h.

Genival Lacerda estava internado na UTI do hospital de Recife desde o dia 30 de novembro, quando chegou com sintomas da Covid-19. Ele foi intubado após apresentar um quadro de pneumonia. A situação do artista era delicada porque ele é do grupo de risco. Além de idoso, em maio de 2020, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficou três dias internado.

Na última terça-feira (6), outro filho do artista, João Lacerda, iniciou uma campanha para pedir doação de sangue no Hemocentro para o pai. No domingo (3), ele disse que o estado de saúde de Genival havia piorado, com uma queda de pressão arterial, que precisou ser controlada com medicamentos, e uma nova infecção no pulmão, sendo necessário novos antibióticos. A publicação pedindo sangue não explica, por exemplo, se o artista iria passar por algum tipo de cirurgia.

Genival Lacerda morre aos 89 anos após complicações da Covid-19
Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

Genival Lacerda

Genival Lacerda nasceu em Campina Grande, no dia 05 de abril de 1931. Começou a carreira artística com pouco mais de 20 anos, em 1953, atuando em programas de calouros na antiga Rádio Borborema. Ainda na década de 50 foi morar em Pernambuco. Em 1955, gravou seu primeiro disco, fazendo sucesso com a música ‘Coco de 56’.

Seu Vavá, como era chamado por muitos, teve uma relação muito próxima com Jackson do Pandeiro. Tanto que Severina, irmã de Jackson, foi casada com dois irmãos de Genival Lacerda. Em 1964, Influenciado pelo Rei do Ritmo, Genival se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em casas de forró.

O forró marcou época neste período, com nomes como Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Marinês, Zé Calixto e Luiz Gonzaga.

O sucesso para Genival Lacerda só chegou em 1975, quando ele lançou um dos maiores sucessos da sua carreira: ‘Severina Xique-Xique’, música que tem o famoso trecho “ele tá de olho é na butique dela”, que acabou se tornando o mais popular do compositor. Graças à essa composição, feita em parceria com João Gonçalves, Genival vendeu aproximadamente 800 mil cópias.

Em 1987, o cantor e compositor paraibano gravou um disco com grandes sucessos, sob arranjos e regência de artistas consagrados como Sivuca e Dominguinhos. Em 1999, Genival participou do disco ‘Marinês e Sua Gente’.

Ao longo da sua carreira, Genival Lacerda gravou 70 discos. Na madrugada da última terça, dia 26 de novembro, o artista estava em sua casa, no bairro de Boa Viagem, em Recife, quando passou mal. Em maio deste ano, ele sofreu um acidente vascular cerebral e estava internado no Hospital De Ávila, na zona norte da Capital Pernambucana. Genival Lacerda tinha 89 anos, morava há mais de 25 anos em Recife e deixa dois filhos.