Hospitais de Trauma de JP e CG realizam primeiros transplantes de 2021

Foram captados fígado, rins e as córneas de jovens com 17 e 21 anos.

Foto: Divulgação/Secom-PB
Hospitais de Trauma de JP e CG realizam primeiros transplantes de 2021
Hospitais de Trauma de JP e CG realizam primeiros transplantes de 2021. Foto: Divulgação/Secom-PB

Os Hospitais de Trauma de Campina Grande e João Pessoa realizaram duas captações de órgãos nesta primeira semana de 2021. A primeira aconteceu no Hospital de Trauma de Campina Grande, no domingo (3), e a segunda na nesta quinta-feira (7), no Hospital de Trauma de João Pessoa. O primeiro doador foi um jovem de 17 anos, vítima de acidente de moto e o segundo foi vítima de um trauma cranioencefálico (TCE), aos 21 anos.

No primeiro caso, foram captados o fígado e os dois rins, beneficiando três pacientes com o transplante. No segundo foram captados os rins, ofertados à Central Nacional de Transplantes, e as córneas, que seguem para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba.

Atualmente, 653 pacientes aguardam um transplante, sendo 459 esperando uma córnea, quatro por um coração, oito por fígado e 182 por rim.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, destacou que as doações refletem a continuidade das ações da Central de Transplante da Paraíba, engajamento que segundo ele, contribuiu para o Estado receber o título de destaque em doação de órgãos e tecidos no Brasil em 2020.

Somente no ano passado, a Paraíba realizou 73 transplantes, sendo 37 de córnea, 18 de rim, 14 de fígado, três de medula óssea e um de coração. “Os meses de março, abril e maio não entraram para a estatística em virtude da pandemia da Covid-19. Estamos retomando e, em breve, teremos um ritmo ainda maior de transplantes”, pontuou Geraldo.

Em setembro, a Central de Transplante retomou as atividades para realização de transplantes de córneas, após autorização do Ministério da Saúde. O serviço estava paralisado em todo o país desde o início da pandemia do coronavírus.