Semob-JP reforça linhas de ônibus e monta esquema especial para Enem 2020

Previsão do órgão é de que dias de prova tenham 50 ônibus extras.

Foto: divulgação/secom-JP

Um plano especial de circulação e transportes foi definido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) para os domingos 17 e 24 de janeiro, datas de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As linhas de ônibus vão ser reforçadas.

De acordo com a Semob-JP, o objetivo é garantir a fluidez do trânsito e permitir que os candidatos cheguem aos locais de prova com tranquilidade. Vão ser distribuídos 15 agentes de trânsito no disciplinamento do fluxo de veículos nos principais pontos de prova, como o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lyceu Paraibano, Faculdade Mauricio de Nassau, Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e Colégio Marista Pio X.

O Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) fará o monitoramento nas principais vias da cidade, identificando possíveis transtornos ao trânsito e, caso necessário, acionando as equipes em campo para solução do problema.

Para garantir o deslocamento daqueles que irão aos locais de provas por meio do transporte coletivo urbano, a Diretoria de Planejamento (Diplan) do órgão enviou às empresas concessionárias do serviço o plano de reforço da frota nas linhas que circulam aos domingos, haja vista a maior demanda de usuários no início da manhã nos dias do Enem, tanto de candidatos, quanto do pessoal de apoio na aplicação dos exames. Serão 50 carros extras e 120 viagens a mais.   

A Semob-JP reforça que aos domingos e feriados é permitida a circulação de veículos particulares nas faixas exclusivas de ônibus, facilitando a chegada dos candidatos aos locais de provas, agilizando o tráfego em dias com grande demanda de trânsito, como os dois próximos domingos, em função do Enem.