Pacientes transferidos de Manaus devem chegar à Paraíba até este domingo, diz HU

Hospital Universitário de João Pessoa receberá 15 pacientes adultos.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Pacientes transferidos de Manaus devem chegar à Paraíba até este domingo, diz HU
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Está sendo aguardada para este domingo (17), a chegada de pelo menos 15 pacientes transferidos de Manaus-AM para João Pessoa, onde receberão tratamento contra a Covid-19 no Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB. Segundo a assessoria do HULW, a chegada dos pacientes na capital paraibana está prevista para o início da tarde, vindos em um voo da Força Aérea Brasileira.

A previsão de chegada, de acordo com a assessoria do Hospital Universitário, era a noite do sábado (16), mas houve um atraso nos procedimentos para o voo. Todos os pacientes de Manaus são adultos, pois o HULW é retaguarda somente para este perfil de faixa etária.

Estas transferências estão ocorrendo por causa do colapso que atualmente vive sistema de saúde do Amazonas. Além do recorde no número de internações nos últimos dias, também foi detectada uma nova variante do coronavírus no estado. Os problemas são a falta de leitos para internação, devido a superlotação das unidades hospitalares de Manaus e a falta de oxigênio para tratamento dos pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde, as transferências dos pacientes de Manaus ocorrerão por via aérea, com duas aeronaves da FAB, e já estão garantidos de imediato 149 leitos. São 40 em São Luís (MA), 30 em Teresina (PI), 15 em João Pessoa (PB), 10 em Natal (RN), 20 em Goiânia (GO), 4 em Fortaleza (CE), 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal.