Plataforma do ‘Lá Vem o Enem’ acerta tema de redação do exame

Ferramenta do JORNAL DA PARAÍBA propôs, em setembro, o tema os “Os cuidados com a saúde mental no Brasil”

O ‘Lá Vem o Enem’ acertou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Na plataforma gratuita de correção de redações do JORNAL DA PARAÍBA o primeiro assunto proposto foi “Os cuidados com a saúde mental no Brasil”. Neste domingo (17), o tema da redação na prova foi O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’.

A plataforma de de redação do JORNAL DA PARAÍBA é uma parceria com a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). Um time de professores faz as correções e encaminha um relatório com as observações e a pontuação nas devidas competências, junto da nota geral.

Além da plataforma de redação, o tema “Os cuidados com a saúde mental no Brasil” também foi tratado em um episódio do podcast CBN do Lá Vem o Enem, com uma profunda discussão sobre o assunto, recebendo um psiquiatra e uma professora, que analisaram como a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social trouxeram um alerta para o equilíbrio psicológico dos cidadãos.

No podcast, o repórter Ítalo Di Lucena recebeu a professora de redação e especialista em língua portuguesa, Lorena Ponce de Leon, que explicou como o tema poderia ser abordado dentro da prova do Enem.

“O INEP e o MEC acertaram em trazer esse tema tão importante para que 6 milhões de estudantes reflitam o impacto que tem tanta discriminação e preconceito ao se desenvolver um transtorno mental. Realidade de muitos jovens, sobretudo no último ano de 2020”, disse Lorena depois da prova.

‘Lá Vem o Enem 2020’

Realizado pela Rede Paraíba, o “Lá Vem o Enem” é um projeto regional de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, em parceria com a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

Neste segundo ano, as TVs Cabo Branco e Paraíba, o JORNAL DA PARAÍBA a CBN Paraíba e o G1 Paraíba estão produzindo conteúdos cross media que informam os candidatos, além de abrir espaço para que professores possam compartilhar assuntos que podem cair nas avaliações que selecionam alunos para as universidades e faculdades brasileiras.

Na TV, o ‘Lá Vem o Enem’ tem um quadro semanal no Bom Dia Paraíba, apresentado pelo repórter Ítalo Di Lucena às segundas-feiras. No mesmo dia, o jornalista ainda conduz uma coluna nos programas CBN João Pessoa e CBN Campina, além do podcast “Lá Vem o Enem”.