Prefeitura publica decreto e aulas presenciais podem ser retomadas em João Pessoa

Educação infantil está liberada e outros níveis de ensino voltarão de forma escalonada, até 1º de março.

Foto: Francisco França/Arquivo
Prefeitura publica decreto e aulas presenciais podem ser retomadas em João Pessoa
Prefeitura publica decreto e aulas presenciais já podem ser retomadas em João Pessoa. Foto: Francisco França/Arquivo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), publicou nesta terça-feira (19), o decreto que libera a reabertura de escolas e instituições de ensino sediadas na capital. O gestor já havia feito essa promessa na última sexta-feira (15), durante reunião com representantes das unidades educacionais. As medidas que constam no documento já estão valendo desde a segunda-feira (18).

Em todos os níveis de ensino, as aulas podem acontecer de três formas: remota, híbrida (remota e presencial) ou presencial.

As aulas das modalidades ensino infantil e fundamental I (1º ao 5º ano) já estão autorizadas. As aulas do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) poderão ser retomadas a partir do dia 1º de fevereiro e no mesmo mês, só que no dia 15, estão liberadas as aulas do ensino médio. Já nas instituições de ensino superior, a retomada pode ser feita a partir de 1º de março.

O decreto ainda impõe que a capacidade máxima permitida é de 50% dos alunos em cada turma. Além disso, deve haver respeito ao distanciamento mínimo de 1,5 metro entre alunos e também professores e funcionários, bem como uso de máscaras por alunos, professores e demais funcionários; disponibilização de álcool 70% e aferição da temperatura corporal, no momento do acesso de todos às unidades educacionais.

O serviço de cabines de estudos também já está liberado. Os estudantes que utilizam estes ambientes precisam cumprir medidas sanitárias e de prevenção como utilização de máscara, distanciamento e os espaços precisam ser higienizados após cada uso. Os locais que oferecem este serviço devem disponibilizar álcool 70% e aferição da temperatura corporal.

O serviço de transporte escolar está autorizado a funcionar, desde que seja com a utilização de máscaras, higienização, disponibilização de álcool 70% e aferição da temperatura corporal.

Na semana passada, membros da prefeitura de João Pessoa estiveram reunidos com representantes das escolas. Cícero já havia adiantado, através de uma publicação feita na sua conta no Twitter, que liberaria as aulas.

“Revogarei o decreto municipal que impedia a reabertura das escolas particulares em João Pessoa. Estas unidades poderão voltar às aulas seguindo, claro, todos os protocolos de segurança vigentes para que os alunos possam voltar a estudar da forma mais segura possível”, escreveu Cícero, em sua conta no Twitter.