Parentes de pacientes de Manaus vão para casa de acolhida da Arquidiocese da PB

Atualmente 16 pessoas estão internadas no HU de João Pessoa para tratar da covid-19.

Foto: divulgação
Parentes de pacientes de Manaus vão para casa de acolhida da Arquidiocese da PB
Foto: divulgação

Os parentes dos pacientes de Manaus, transferidos para João pessoa para tratamento de Covid-19, serão acolhidos na Casa de Acolhida São João Paulo II. Eles serão cuidados pela Ação Social Arquidiocesana, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e o Hospital Universitário Laura Wanderley, onde 16 pacientes já estão internados.

De acordo com Padre Egídio, que é o diretor executivo da ASA, uma grande operação foi montada para acolher os familiares dos pacientes trazidos nos últimos dias para nosso Estado, devido ao colapso da rede hospitalar manauara. “Estas pessoas estão vindo sem apoio de ninguém e chegam aqui desamparadas, assustadas aflitas para tentar acompanhar seus parentes hospitalizados. Então vamos acolher, abrigar alimentar e dar todo suporte possível”, explicou.

Segundo o Padre Egídio, assim que chegam, estas pessoas são levadas e testadas para covid. “Procuraremos oferecer um ambiente que amenize a dor destas pessoas”, disse.

Pacientes

Inicialmente 15 pacientes provenientes do Amazonas foram transferidos para a capital paraibana devido ao colapso no sistema de saúde manauara, com ausência de oxigênio hospitalar. Eles chegaram ao Aeroporto Castro Pinto em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) na noite do domingo (17) e logo foram transferidos ao HU. A média de idade dos pacientes gira em torno dos 50 anos.

No dia seguinte, dois pacientes tiveram uma piora no quadro de saúde e foram transferidos para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Nesta terça-feira (19), um amazonense que acompanhava um parente foi internado no HU de João Pessoa. Ele foi diagnosticado ao chegar ao hospital para visitar o familiar. Segundo nota do HU, ele apresenta “condições clínicas estáveis”.