Aumenta para 17 o total de pacientes de Manaus internados com Covid-19 em JP

Até esta quarta-feira (20), pelo menos dois familiares dos pacientes foram internados no HU.

Foto: Divulgação/Rede Ebserh

Um segundo familiar de paciente transferido de Manaus para João Pessoa foi internado nesta quarta-feira (20) no Hospital Universitário de João Pessoa com testagem positiva para Covid-19. Com este novo caso, sobe para 17 o número de pessoas vindas do Amazonas que estão internadas na unidade hospitalar com a doença. Segundo nota do Hospital Universitário, “ambos apresentam condições clínicas estáveis”.

Inicialmente 15 pacientes provenientes do Amazonas foram transferidos para a capital paraibana devido ao colapso no sistema de saúde manauara, com ausência de oxigênio hospitalar. Eles chegaram ao Aeroporto Castro Pinto em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) na noite do domingo (17) e logo foram transferidos ao HU. A média de idade dos pacientes gira em torno dos 50 anos.

O problema é que o trabalho de logística para a transferência, organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), não incluiu os familiares dos respectivos pacientes, que viajaram por conta própria.

No dia seguinte, dois pacientes tiveram uma piora no quadro de saúde e foram transferidos para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Nesta terça-feira (19), um amazonense que foi ao hospital em busca de informações do parente foi internado no HU de João Pessoa apresentou sintomas da covid-19. Ele foi diagnosticado ao chegar ao hospital para visitar o familiar. Segundo nota do HU, ele apresenta “condições clínicas estáveis”.

Os parentes dos pacientes de Manaus, transferidos para João Pessoa para tratamento de Covid-19, serão acolhidos na Casa de Acolhida São João Paulo II. Eles serão cuidados pela Ação Social Arquidiocesana, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e o Hospital Universitário.