MPPB investiga denúncias de ‘fura-fila’ na vacinação em cidades paraibanas

Gestores e políticos de, pelo menos, quatro cidades já estão no alvo das investigações.

Foto: Reuters/Thomas Peter
MPPB investiga denúncias de 'fura-fila' na vacinação em cidades paraibanas
Em Belém, a prefeita Dona Aline foi a primeira pessoa vacinada. Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) garantiu que está apurando denúncias relacionadas a episódios, em que políticos e gestores municipais estariam furando a fila de vacinação contra a Covid-19 no estado. Segundo o órgão, até o momento existem apurações referentes a cidades como Campina Grande, Pombal, Belém e Gado Bravo.

Em todos os casos, pessoas ligadas ao poder público municipal, estariam se aproveitando desta condição e sendo vacinadas, ao invés de pessoas que deveriam ter prioridade neste primeiro momento da vacinação, a exemplo de profissionais de saúde e idosos.

Em Gado Bravo, segundo o MPPB, a denúncia é de que o secretário adjunto de Saúde do município, Diógenis Vasconcelos, teria sido vacinado, desrespeitando a ordem de prioridade estabelecida pelos planos nacional e estadual de imunização.

A promotora da Comarca de Umbuzeiro, Sandremary Vieira de Melo Agra Duarte, já determinou que o secretário de Gado Bravo seja notificado para comparecer à sede da Promotoria na próxima quinta-feira (28), às 9h30, para participar de uma audiência sobre o assunto.

Outros casos envolvendo os ‘fura-fila’ foram com os prefeitos das cidades de Belém e Pombal. No primeiro episódio, a prefeita Dona Aline (PDT), de 78 anos, foi a pessoa escolhida para abrir a série de imunizações da cidade. Porém, a prioridade neste momento são os profissionais de saúde e ela é empresária.

Em Pombal, no Sertão paraibano, o prefeito Abimael de Sousa Lacerda (MDB), conhecido como Verissinho, foi o primeiro nome da cidade a se vacinar. Ele é médico, faz atendimentos gratuitos e tem 66 anos, mas teria ‘furado a fila’ da vacinação por não estar na linha de frente contra a Covid-19.

Em Campina Grande, a médica Tatiana Medeiros, candidata à vice-prefeita na chapa do deputado Inácio Falcão (PcdoB) nas Eleições 2020 e ex-secretária de Saúde da cidade, denunciou que pessoas ligadas ao prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) estariam ‘furando a fila’ da vacinação na cidade. O gestor afirmou que vai processar a médica pelas afirmações e garantiu que vai encaminhar ao Ministério Público, a lista das pessoas vacinadas no município.

Quem furar a fila da vacina contra a Covid-19 poderá ser responsabilizado, assim como quem quem favorecer o descumprimento da ordem de prioridade da vacinação. Os gestores públicos envolvidos poderão responder por ato de improbidade administrativa.

Em João Pessoa

Os Ministérios Públicos Federal e da Paraíba expediram uma recomendação ao município de João Pessoa, para que adote todas as medidas previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, atentando à ordem de prioridade, inclusive em relação ao número de doses para cada grupo prioritário.

Foi recomendado ainda que, em relação aos profissionais de saúde, seja obedecida a ordem de prioridade estabelecida na Nota Técnica Conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, de 07 de janeiro de 2021, que orienta os municípios para a execução da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Além disso, o município de João Pessoa também precisará divulgar o plano de vacinação local, inclusive com menção detalhada dos grupos que serão vacinadas em cada uma das etapas e os quantitativos, para permitir um controle através do registro diário das informações nos sistemas.