Dois milhões de doses da vacina de Oxford importadas da Índia chegam ao Brasil

Expectativa é de que imunizantes comecem a ser distribuídos no sábado (23).

Dois milhões de doses da vacina de Oxford importadas da Índia chegam ao Brasil
Vacinas vão para a sede da Fiocruz (Foto: Reprodução/Globonews)

O voo procedente da Índia que trouxe 2 milhões de vacinas de parceria Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 ao Brasil chegou por volta das 17h30 no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos.

Os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e das Comunicações, Fábio Faria; receberam a carga. De lá, as vacinas vão para Rio de Janeiro.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou o Twitter para agradecer ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pela liberação da exportação das vacinas. “O Brasil sente-se honrado em ter um grande parceiro para superar o obstáculo global. Obrigado por nos auxiliar com as exportações de vacinas da Índia para o Brasil”, escreveu o presidente.

De acordo com a Fiocruz, assim que chegarem à instituição, as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

A previsão é que esse processo seja realizado até manhã de sábado (23) por equipes treinadas em boas práticas de produção. As vacinas devem ser liberadas para distribuição nos estados no período da tarde.