Motoristas de ônibus de JP protestam com frota paralisada na Lagoa

Além do aumento da passagem de ônibus eles cobram melhores condições de trabalho.

Foto: Walter Paparazzo/G1
Motoristas de ônibus de JP protestam com frota paralisada na Lagoa
Foto: Walter Paparazzo/G1

Motoristas de ônibus de transporte coletivo de João Pessoa realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (25), no Parque Solon de Lucena, a Lagoa, no Centro da cidade. A manifestação paralisou uma faixa do anel externo da Lagoa e agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) estiveram no local para organizar o trânsito.

De acordo com o motorista Antônio do Nascimento, que estava no ato, a manifestação tem como objetivo questionar sobre o aumento da passagem de ônibus que teria sido proposto pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP) à Semob-JP. “Mais uma articulação dos patrões para prejudicar os trabalhadores”, questionou.

Outra pauta da reivindicação da categoria seria a retirada de direitos dos trabalhadores que estariam sendo feitos pelas empresas de ônibus, além das péssimas condições de trabalho a que os profissionais estariam sendo submetido durante a pandemia, com ônibus lotados e o risco constante de contaminação pela covid-19. “Há gente trabalhando dois turnos, isso é trabalho escravo. Estamos aglomerados”, criticou.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) informa que foi surpreendido na manhã desta segunda-feira com um protesto da chapa que faz oposição à atual gestão do Sindicato dos Motoristas da capital. O Sintur-JP lamenta a atitude de paralisação dos ônibus, que foi feita sem o conhecimento do órgão, e que provocou transtornos ao atendimento dos passageiros e à população de João Pessoa.

O superintendente da Semob-JP, George Moraes, disse que o órgão está à disposição da categoria para mediar e tentar conciliar um melhor acordo possível. “Desempenhamos nossa função de melhorar o trânsito, mesmo entendendo que esse não é o melhor meio de tentar pautar uma reivindicação”, afirmou.

Devido à paralisação, agentes da Semob-JP realizaram um desvio no cruzamento da Av. Getúlio Vargas com R. Eurípides de Tavares. Às 09h18, segundo a Semob-JP, o trânsito foi bloqueado na Av. Camilo de Holanda com Tabajaras. A previsão é a manifestação na Lagoa dure três horas. Às 10h, veículos de passeio voltam a transitar pelo anel externo da Lagoa.

Motoristas de ônibus de JP protestam com frota paralisada na Lagoa
Foto: divulgação/câmera da Semob-JP