Pré-matrícula para alunos novatos da rede estadual da Paraíba tem início nesta segunda

A pré-matrícula será efetivada por meio do site do PBEduca até o dia 29 de janeiro

Foto: Francisco França/Arquivo
Pré-matrícula para alunos novatos da rede estadual da Paraíba tem início nesta segunda
Foto: Francisco França/Arquivo

A rede estadual de ensino da Paraíba inicia nesta segunda-feira (25) as matrículas para alunos novatos. A pré-matrícula será efetivada por meio do site pbeduca.see.pb.gov.br até o dia 29 de janeiro. Ao todo, serão 250 mil vagas oferecidas em 668 escolas espalhadas pelas 14 Gerências Regionais de Ensino da Paraíba.

O cadastro anterior à matrícula é necessário, pois a solicitação do aluno, novato ou veterano, passará por uma análise na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), para só então ser inserida nos cadastros das escolas. Ao fim deste processo, a matrícula será efetivada. Os alunos que não tiverem acesso à internet poderão realizar o cadastro nas escolas, que contarão com pontos de apoio presenciais.

Documentos necessários – Para realizar a pré-matrícula, os estudantes novatos precisam estar munidos dos seguintes documentos: histórico escolar, cédula de identidade (RG) ou certidão de registro civil, CPF (opcional), comprovante de residência com data, carteira de vacinação (para Educação Infantil), cartão do SUS (opcional) e uma foto 3×4.

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, disse que apesar de o processo ser todo on-line, via plataforma Paraíba Educa, as escolas estarão abertas para os alunos que eventualmente não tenham acesso à internet. “É importante lembrar a necessidade de manter os cuidados contra a covid-19. Os responsáveis devem usar máscaras e manter o afastamento social quando estiverem nas escolas. Reforçamos, mais uma vez, que a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia está trabalhando para que todos os estudantes veteranos e novatos tenham acesso à Educação. Ninguém ficará sem vaga na Rede Estadual de Ensino”, disse.