Desembargador Saulo Benevides é empossado como novo presidente do TJPB

Solenidade aconteceu em formato híbrido e foi transmitida pela internet.

Foto: Divulgação/TJPB
Desembargador Saulo Benevides é empossado como novo presidente do TJPB
Saulo Benevides tomou posse em cerimônia híbrida, com magistrados na sede da corte e de maneira remota. Foto: Reprodução/TJPB

O desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides foi empossado nesta segunda-feira (1º), como novo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Ele será responsável por representar a corte até 2022, junto com a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes no cargo de vice-presidente. O desembargador Fred Coutinho atuará como corregedor-geral de Justiça.

A cerimônia foi transmitida pela internet e realizada de forma híbrida, com alguns desembargadores na sede do TJPB e outros de maneira remota. A medida teve como objetivo evitar a disseminação do novo coronavírus.

Os desembargadores Saulo Benevides, Maria das Graças Morais Guedes e Fred Coutinho foram eleitos em novembro do ano passado, durante uma sessão ordinária administrativa da corte, realizada através de videoconferência. Eles vão substituir os desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos (presidente), Arnóbio Alves Teodósio (vice-presidente) e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira (corregedor-geral de Justiça).

“O diálogo será a marca da gestão, onde todos serão ouvidos. Daremos continuidade aos processos de reestruturação administrativa, além dos investimentos nas áreas de informática e saneamento financeiro. As ações administrativas serão estendidas a todas as comarcas do estado, buscando fortalecer aspectos tecnológicos, de infraestrutura e segurança, para uma efetiva prestação jurisdicional. Desejo ser não só o presidente do Tribunal de Justiça, mas o presidente de todo o judiciário paraibano”, disse Saulo Benevides, durante seu discurso de posse.

O novo presidente

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Saulo Benevides foi advogado militante. Foi diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira. Com a transformação da FAFIG no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atuou como professor em disciplinas como Teoria Geral do Estado, Direito Processual Penal e Direito Constitucional.

É magistrado de carreira desde 1984. Em 2006, se tornou desembargador do TJPB, onde integra a Terceira Câmara Cível, a Segunda Seção Especializada Cível e o Tribunal Pleno. Foi diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) entre os anos de 2011 e 2012.

Foi juiz de várias Zonas Eleitorais do Estado e exerceu os cargos de juiz auxiliar em 2002, vice e presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) durante o biênio 2013/2014.