Motoristas voltam a paralisar parte da frota de ônibus no Centro de João Pessoa

Profissionais contestam retirada de direitos trabalhistas da categoria.

Motoristas voltam a paralisar parte da frota de ônibus no Centro de João Pessoa
Protesto começou por volta das 9h desta segunda-feira (Foto: Ítalo Di Lucena/TV Cabo Branco)

Motoristas de ônibus coletivos de João Pessoa voltaram a paralisar parte da frota, na manhã desta segunda-feira (1º). A categoria parou os veículos nas plataformas da Lagoa, no Centro da cidade.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob-JP), a manifestação começou por volta das 9h e desde o início agentes estão orientando os desvios dos ônibus no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Eurípedes Tavares. Segundo a Semob, os manifestantes estão bloqueando as saídas dos coletivos das plataformas da Lagoa.

Segundo o motorista Antônio do Nascimento, os profissionais estão protestando contra a retirada de direitos dos trabalhadores, como redução do vale alimentação, além da demissão de cobradores e motoristas. “Eles retiraram os cobradores, mudaram de função e estão demitindo, para recontratar com salários mais baixos”, diz.

No dia 25 de janeiro, os motoristas realizaram um protesto semelhante. De acordo com Antônio, o protesto desta segunda-feira se dá pois desde a última semana que não houve negociação com o sindicato patronal.

Por telefone, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur/JP), Isaac Júnior, informou que o sindicato não foi procurado pelos trabalhadores para que houvesse um diálogo.

“Estranhamos essa postura de fazer uma paralisação que reflete em todo o trânsito da cidade, que houve semana passada e agora se repete, onde alegam que não há diálogo. Nós não fomos oficialmente demandados. Existe um dissídio coletivo em vigor e, atualmente, todos os compromissos com funcionários estão em dia”, disse Isaac.

A manifestação durou pouco mais de uma hora. sendo encerrada por volta das 10h40.