Com problemas, Unidade Básica de Saúde é interditada eticamente pelo CRM-PB

A interdição vai ter início à 0h desta terça-feira (2).

Foto: Divulgação\CRM
Com problemas, Unidade Básica de Saúde é interditada eticamente pelo CRM-PB
Foto: Divulgação\CRM

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente nesta segunda-feira (1º) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Paratibe, em João Pessoa. A interdição vai ter início à 0h desta terça-feira (2) e, a partir deste horário, os médicos que trabalham no local ficam impedidos de prestarem os seus serviços pelo CRM-PB.

A interdição foi feita após comprovação de falta de condições para o ato médico e risco para a integridade dos pacientes e profissionais. De acordo com o CRM-PB, o local apresenta estrutura física precária, com mofo, fungos, esgoto aberto próximo à entrada, uma caixa d’água com risco de cair, além do risco de infecção cruzada, já que não há um fluxo definido para pacientes com síndrome gripal.

Segundo o diretor de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa, a unidade não tem as mínimas condições de funcionamento. “É um risco para os profissionais e para os pacientes”, destacou. Ainda segundo ele, o Conselho vai enviar o relatório sobre a vistoria à diretoria técnica da UBS, à Secretaria Municipal de Saúde, ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

A Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que vai encaminhar os usuários de Paratibe II para a UBS Rosa de Fátima e que, em um prazo de 2 meses, haverá uma reforma nessa unidade de saúde. A atual gestão já havia detectado o problema do local e a reforma já está autorizada.