Professores e servidores da Educação em Campina Grande entram em greve

Com a decisão, o ano letivo no município não deve ser iniciado.

Paraíba tem maior taxa de escolarização do Nordeste, aponta estudo. Foto: Divulgação

O início do ano letivo 2021 nas escolas de Campina Grande está ameaçado. Professores e servidores da Educação municipal decidiram entrar em greve, durante assembleia virtual realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab) na segunda-feira (1º).

O presidente do Sintab, Giovanni Freire, disse que a decisão de entrar em greve ocorreu porque a categoria acredita que ainda não é o momento de do retorno das aulas presenciais, mesmo que de forma híbrida. “Havia uma circular para que os trabalhadores e profissionais da educação já estivessem nas escolas a partir do dia 8. Nesta circular eles estavam sendo convocados a irem às escolas e participarem presencialmente. A gente questiona justamente isso, porquê já estar presencialmente nas escolas se não há definição de como será o início das aulas”, afirmou Giovanni.

Na assembleia de segunda-feira, os servidores e professores justificaram que a volta às atividades nas unidades educacionais pode resultar em mortes de profissionais da educação vítimas do novo coronavírus, e citaram o caso da professora Christianne Fátima, diretora de uma escola que morreu no domingo (31)

Além do posicionamento contra o início das aulas de forma presencial, os servidores e professores também citam como motivos da greve o não pagamento do 14º salário da educação; o não cumprimento das progressões; atrasos na recarga do cartão de passagem e a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Ainda de acordo com Giovanni, os trabalhadores decidiram também não retornar o ano letivo mesmo que de forma remota, pois não houve uma proposta para a melhoria destas aulas que, segundo os profissionais, aconteceram de forma deficitária em 2020.

As aulas do ano letivo de 2021 em Campina Grande estão previstas para começar em 18 de fevereiro, mas, segundo a assessoria da Secretaria de Educação do município (Seduc), ainda não foi definido qual a modalidade de retorno das aulas. O órgão informou que o secretário de educação, Raymundo Asfora Neto e a secretária executiva da pasta, Socorro Siqueira, estão participando da abertura do IX Seminário de Educação e do XVIII Seminário da Educação Infantil, na manhã desta terça-feira (2), e que um posicionamento oficial sobre a greve deve ser emitido à tarde.