Covid-19: Campina Grande recebe 18 pacientes de Manaus na noite desta quarta

Eles serão internados no Hospital Municipal Pedro I e no Hospital Universitário Alcides Carneiro.

Hospital Pedro I | Foto: Reprodução/TV Paraíba
Covid-19: Campina Grande recebe 18 pacientes de Manaus na noite desta quarta
Foto: Reprodução/TV Paraíba

O Ministério da Saúde confirmou para esta quarta-feira (3), a chegada a Campina Grande, no Agreste paraibano, de 18 pacientes com Covid-19 vindos da cidade de Manaus, capital do Amazonas. A chegada do voo no Aeroporto João Suassuna está prevista para as 20h. Os pacientes serão internados no Hospital Municipal Pedro I e no Hospital Universitário Alcides Carneiro.

A Secretaria de Saúde estruturou a logística de transporte dos pacientes do aeroporto para as unidades hospitalares. Todos os pacientes são considerados estáveis, com quadros clínicos moderados. Também foi criado um protocolo específico para as equipes que tratarão diretamente com o grupo de pacientes do Amazonas.

A rede de atendimento para pacientes com o novo coronavírus em Campina Grande tem atualmente 173 leitos disponíveis de enfermaria e 63 de UTI, incluindo os do SUS e os privados contratualizados.

“Temos estrutura para acolher e tratar estes pacientes até a sua pronta reabilitação, com segurança para todos eles e os demais pacientes internados em nossa rede. Além disso, como já ressaltou o prefeito Bruno Cunha Lima, trata-se de uma assistência humanitária à qual Campina Grande não vai faltar, afinal o SUS é universal”, disse o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul.

A ala para tratamento da Covid-19 em foi reaberta no HU de Campina Grande no fim de dezembro do ano passado. A ideia da reabertura era de reforçar a assistência médica para a população de Campina Grande e municípios vizinhos, devido ao aumento de novos casos de infecção pelo novo coronavírus.