Hospital de João Pessoa vai receber mais 15 pacientes transferidos de Manaus

Nova transferência é possível depois que 15 das 17 pessoas de Manaus internadas em João Pessoa receberam alta.

Mais 15 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus serão internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, no próximo domingo. A nova transferência é possível depois que leitos destinados para esse fim ficaram vagos. Os pacientes devem chegar em avião da Força Aérea Brasileira ao Aeroporto Castro Pinto e de lá levados de ambulância para a unidade hospitalar.

Nesta sexta-feira (5), o Hospital Universitário informou que dos 17 pacientes que foram internados na primeira leva de transferências, 15 já receberam alta e apenas dois seguem na UTI. Além disso, na segunda-feira passada (1º) o HU de João Pessoa inaugurou uma nova Ala Covid-19, localizada no 2º andar do prédio, de forma que os novos pacientes amazonenses já serão alocados nesse setor.

O secretário de Saúde do Governo da Paraíba, Geraldo Medeiros, confirmou a transferência. A operação é uma ação conjunta dos governos Federal e da Paraíba. E faz parte de um esforço nacional para minimizar os efeitos do colapso do sistema de saúde do Amazonas.

Essa será a terceira transferência de pacientes do Amazonas para a Paraíba, sendo a segunda para João Pessoa.

Em 17 de janeiro, chegaram a João Pessoa os 15 primeiros pacientes. Esse número acabou aumentando para 17, alguns dias depois, quando dois familiares de transferidos também se infectaram e foram internados.

Já na última quarta-feira (3), 15 pacientes foram transferidos para Campina Grande. Inicialmente seriam 18 os transferidos, mas três pioraram o quadro clínico pouco antes da viagem e não puderam embarcar.