HU da UFPB recebe mais 15 pacientes transferidos de Manaus

Nova transferência foi possível depois que leitos destinados para esse fim ficaram vagos.

Pacientes chegam transferidos de Manaus para serem internados no Hu de João Pessoa. Foto: Oriel Farias/HULW
HU da UFPB recebe mais 15 pacientes transferidos de Manaus
Pacientes chegam transferidos de Manaus para serem internados no Hu de João Pessoa. Foto: Oriel Farias/HULW

Mais 15 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus foram internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, neste domingo (7). A nova transferência foi possível depois que leitos destinados para esse fim ficaram vagos. Os pacientes chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira ao Aeroporto Castro Pinto e foram levados de ambulância para a unidade hospitalar.

Na sexta-feira (5), o Hospital Universitário informou que dos 17 pacientes que foram internados na primeira leva de transferências, 15 já receberam alta e apenas dois seguem na UTI. Além disso, no dia 1º de fevereiro, o HU de João Pessoa inaugurou uma nova Ala Covid-19, localizada no 2º andar do prédio, de forma que os novos pacientes amazonenses já serão alocados nesse setor.

O secretário de Saúde do Governo da Paraíba, Geraldo Medeiros, confirmou a transferência. A operação é uma ação conjunta dos governos Federal e da Paraíba e faz parte de um esforço nacional para minimizar os efeitos do colapso do sistema de saúde do Amazonas.

Essa será a terceira transferência de pacientes do Amazonas para a Paraíba, sendo a segunda para João Pessoa.

Em 17 de janeiro, chegaram a João Pessoa os 15 primeiros pacientes. Esse número acabou aumentando para 17, alguns dias depois, quando dois familiares de transferidos também se infectaram e foram internados.

Já na última quarta-feira (3), 15 pacientes foram transferidos para Campina Grande. Inicialmente seriam 18 os transferidos, mas três pioraram o quadro clínico pouco antes da viagem e não puderam embarcar.