Quatro pacientes de Manaus estão na UTI do HU de João Pessoa

Três deles chegaram na unidade de saúde neste domingo (7) após transferência de Manaus.

Foto: Divulgação
Quatro pacientes de Manaus estão na UTI do HU de João Pessoa
Foto: Divulgação

Três pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, neste domingo (7), estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado de saúde considerado estável. São dois homens e uma mulher. Os pacientes chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira ao Aeroporto Castro Pinto e foram levados de ambulância para a unidade hospitalar.

Os outros 12 pacientes que chegaram em João Pessoa neste domingo estão em enfermarias com estado de saúde regular, de acordo com boletim médico divulgado pela assessoria da unidade de saúde.

Em relação aos pacientes do Amazonas que chegaram no dia 17 de janeiro de 2021 , 15 tiveram alta e dois permanecem no Hospital Universitário. Desses, um continua na UTI, com previsão de transferência para a enfermaria nas próximas 24 horas, e o outro foi transferido para a área de clínica médica, precisando, ainda, de assistência, mas fora Ala Covid-19.

No dia 1º de fevereiro, o HU de João Pessoa inaugurou uma nova Ala Covid-19, localizada no 2º andar do prédio, de forma que os novos pacientes amazonenses já serão alocados nesse setor. A operação foi uma ação conjunta dos governos Federal e da Paraíba e faz parte de um esforço nacional para minimizar os efeitos do colapso do sistema de saúde do Amazonas.

Essa é a terceira transferência de pacientes do Amazonas para a Paraíba, sendo a segunda para João Pessoa.

Em 17 de janeiro, chegaram a João Pessoa os 15 primeiros pacientes. Esse número acabou aumentando para 17, alguns dias depois, quando dois familiares de transferidos também se infectaram e foram internados.

Já na última quarta-feira (3), 15 pacientes foram transferidos para Campina Grande. Inicialmente seriam 18 os transferidos, mas três pioraram o quadro clínico pouco antes da viagem e não puderam embarcar.