Mesmo com atropelo da lista tríplice na UFPB, três chapas disputam reitoria da UFCG dia 20

Consulta acontecerá de forma remota, por conta da pandemia. Votação terá participação de estudantes, professores e servidores

Mesmo com atropelo da lista tríplice na UFPB, três chapas disputam reitoria da UFCG dia 20
Foto: Marinilson Braga/Ascom UFCG

Três chapas estão disputando a reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) este ano. A consulta junto a estudantes, professores e servidores acontecerá de forma remota, no próximo dia 20. E a decisão do presidente Jair Bolsonaro escolhendo o terceiro colocado da lista tríplice como o futuro reitor da UFPB terá, certamente, impacto no processo interno da UFCG.
Com a decisão de hoje está bem mais claro que, na gestão Bolsonaro, ser o mais votado não garante ser o indicado para assumir o controle da instituição.
Mas, ainda assim, o processo interno é fundamental para a manutenção da democracia na instituição e as três chapas continuam firmes na disputa. O mais votado terá muito mais respaldo e legitimidade para assumir a função. Disso, não há como duvidar.
Atual reitor, o professor Vicemário Simões concorre à reeleição, numa chapa composta pelo professor Camilo Farias. As demais chapas são formadas pelos professores Antônio Fernandes Filho e Mario Eduardo Mata; e John Kennedy Guedes e Marcos Vinicius (candidatos a reitor e vice, respectivamente).
A UFCG (assim como as demais universidades públicas brasileiras) merece ter a sua democracia interna respeitada. Ignorar a vontade da comunidade acadêmica da UFPB foi um péssimo exemplo.