Falta coveiro para enterrar vítimas da covid-19 em cidade da Paraíba, mas sobra negligência

Vídeo mostra familiares enterrando, sem luvas e equipamentos de segurança, parentes vítimas da covid-19

Falta coveiro para enterrar vítimas da covid-19 em cidade da Paraíba, mas sobra negligência
Foto: reprodução/TV Paraíba

As imagens são estarrecedoras. Absurdas mesmo. Familiares de pessoas que morreram vítimas da covid-19, da cidade de Riacho dos Cavalos, no Sertão do Estado, estão tendo que enterrar, eles mesmos, os próprios parentes. Isso sem luvas, ou qualquer tipo de equipamento de segurança – para evitar a contaminação com o coronavírus.
Ontem o Jornal da Paraíba noticiou um caso. Manoel Pinheiro da Silva, de 78 anos, faleceu vítima da doença no último domingo. Ao chegarem no cemitério os familiares não encontraram coveiros ou pessoal de apoio e, eles mesmos, fizeram o sepultamento.

O caso, infelizmente, não foi o único.

Hoje mais vídeos começaram a circular nas redes sociais mostrando um outro sepultamento feito pelos próprios familiares. Riacho dos Cavalos possui coveiro, mas ele estaria com medo de enterrar as vítimas da doença.
O medo dele, contudo, não é o ponto de discussão principal. É preciso saber se a prefeitura entrega equipamentos de segurança, se possui um protocolo eficiente para evitar a proliferação do vírus e se, também, garante a segurança do servidor.

O enterro feito por parentes, sem qualquer tipo de ajuda do poder público, é algo gravíssimo e expõe, no mínimo, indícios de negligência por parte das autoridades do município.

A Secretaria de Saúde da cidade informou, à equipe da TV Paraíba, que não tinha conhecimento do caso de seu Manoel Pinheiro e que consultaria o jurídico para ter um posicionamento.
Os vídeos, porém, já falam muito e entregam a falta de zelo com que a administração municipal tem tratado do problema. As imagens são quase inacreditáveis…